Publicidade
Turismo
Iraí: investimentos dão mais vida aos pontos turísticos
Diversas melhorias estão sendo realizadas para melhor acolher os visitantes da “Cidade Saúde”
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: terça, 18 de maio de 2021 às 10:56h
Atualizado em: segunda, 21 de junho de 2021 às 11:31h

O turismo foi um dos setores mais atingidos com a pandemia. Entretanto, em Iraí, o período de restrições vem sendo aproveitado para a realização de diversas melhorias nos pontos turísticos, que estão dando mais “vida” à “Cidade Saúde”, como era chamado o munícipio, e preparando-a para melhor acolher os visitantes. “Desde o momento em que assumi a Secretaria Municipal do Turismo, Indústria e Comércio, em setembro do ano passado, junto com minha equipe, temos realizado um trabalho contínuo de embelezamento, manutenção, reformas e melhorias, principalmente no Balneário Oswaldo Cruz, que é o ‘coração’ de nosso turismo. Isso demanda muitos cuidados e despesas, para que na medida que as restrições forem diminuindo, possamos retomar nossas atividades gradativamente e estarmos melhor preparados para recebermos os turistas e comunidade em geral”, frisa a secretária da pasta, Márcia Maristela Bernardi.
    
Ilha dos Amores é revitalizada
A Secretaria de Turismo concluiu, recentemente, as obras de revitalização da histórica “Ilha dos Amores”, que fica localizada no Parque Municipal do Balneário Oswaldo Cruz. De acordo com Márcia, as obras de melhorias consistiram na construção e posterior pintura de uma calçada, pintura da escada de acesso e da cobertura da passarela, além da revitalização da placa indicativa do local. “Trouxe comigo a vontade de deixar a cidade mais florida e aconchegante. Além disso, logo no início dos trabalhos senti a necessidade de darmos mais ‘vida’ aos nossos pontos turísticos, nesse caso, em específico, o objetivo principal da revitalização foi facilitar a acessibilidade das pessoas até a ilha, embelezar o parque e melhor atender os nossos turistas”, detalha Márcia.
Além da revitalização da Ilha dos Amores, também foram adquiridas novas banheiras de hidromassagem no balneário, construído o recanto de lazer e descanso para relaxar no parque e o caminho do coração, com flores, que já está sendo muito visitado e requisitado para fotos de casais apaixonados. 

Publicidade

Ruas mais floridas
Com recursos próprios, a Secretaria de Turismo também fez a implantação de novas floreiras nos canteiros centrais das ruas Vazulmiro Dutra, Antônio de Siqueira, João Carlos Machado e avenida Flores da Cunha. Segundo a secretária da pasta, nas últimas semanas foram acrescentadas ao paisagismo iraiense, 100 novas unidades de floreiras e um total de 1.770 mudas de flores, das espécies boca de leão, cravínea, amor perfeito, lantana, tajete e petúnia. O objetivo da ação é deixar a cidade mais atrativa e acolhedora.

Novo projeto é entregue ao Ministério do Turismo 
Com o objetivo de continuar realizando melhorias que possam impulsionar ainda mais o setor turístico no município, a secretaria elaborou um projeto solicitando recursos ao Ministério de Turismo, para reforma e modernização do Balneário Oswaldo Cruz. O documento foi entregue ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em Brasília (DF), no dia 4, pelo vereador Gilson Conzatti, junto com ofício do gabinete do prefeito, Antonio Vilson Bernardi. “Temos um orçamento reduzido e muitos projetos, mas estaremos sempre batalhando por recursos que possam nos possibilitar realizar nossos objetivos. Seremos persistentes e estaremos sempre em busca de alternativas para fomentar nosso turismo e, assim, aumentar a geração de emprego e renda local. Sabemos que não será fácil, mas seremos capazes de efetivarmos mudanças se tivermos determinação e apoio da comunidade e isso, felizmente, não nos falta. Então, estamos otimistas em nossa caminhada”, finaliza Márcia.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU