Publicidade
Covid-19
Região volta a ter alta de casos ativos
Maiores aumentos foram registrados, principalmente, em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: terça, 18 de maio de 2021 às 10:17h
Atualizado em: terça, 18 de maio de 2021 às 10:19h

Depois de passar pelo pior momento da pandemia, a região de abrangência do AU volta a registrar aumento de casos ativos de Covid-19. A esperada estabilização de notificações não vem acontecendo, pelo contrário, a tendência regional, ao menos em uma parte dos municípios, é de crescimento.

Publicidade

Das 22 cidades abrangidas pelo AU, as de maior população são as principais responsáveis pela alta de casos, realidades de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. Além delas, há outros municípios com volume de casos em crescimento, como Seberi e Ametista do Sul, que registraram na quarta-feira da semana passada, 12, 40 e 25 pessoas, respectivamente, em período considerado de estágio ativo da doença ao mesmo tempo.

Regionalmente, o volume de casos ativos aumentou de 390, no dia 28 de abril – data mais recente em que se registrou o menor número de pessoas positivadas ao mesmo tempo –, para 584 na quarta-feira passada. Uma alta de quase 50% em duas semanas.

Palmeira das Missões registra maior pico de casos ativos

Entre os municípios da região citados, Palmeira das Missões é o que possui a situação mais complicada. Na quarta-feira, 12 de maio, a cidade possuía 250 casos ativos, o maior volume desde o início da pandemia. Entre o dia 8 de abril – data mais recente em que o município palmeirense registrou menos casos ativos – até a metade da semana passada, o aumento de pessoas positivadas ao mesmo tempo foi de 363%, o que representa quase 200 casos a mais em cerca de um mês.

Em segundo lugar no aumento de casos ativos na região está Frederico Westphalen. O município frederiquense registrou alta de quase 100% em menos de 15 dias. No dia 3 de maio – data mais recente em que foi registrado o menor volume de casos ativos na cidade –, haviam 71 pessoas positivadas ao mesmo tempo, enquanto que na quarta-feira, 12, o número subiu para 141 pessoas.

Conforme a secretária de Saúde de Frederico Westphalen, Taís Candaten, o aumento de casos no município é atribuído, principalmente, pelo relaxamento nos cuidados e retorno de aglomerações.

– Nós estamos identificando aumento de casos desde a semana passada, mas em um patamar mais significativo desde a segunda-feira, 10, quando em apenas um dia tivemos 42 casos positivados. Não temos um fator específico que explique o porquê desses novos casos, mas acreditamos que sejam em decorrência das aglomerações. Aquela falsa sensação de que a doença está controlada faz as pessoas voltarem a fazer atividades, que em conjunto com a liberação de espaços e do cansaço já de todas as medidas de cuidados necessárias, deixa o cenário mais propício a um certo relaxamento. Aliado a isso, temos recebido nos últimos fins de semana uma enxurrada de denúncias de junções acontecendo em postos de gasolina e outros locais – relata a titular da pasta da saúde frederiquense.

Fonte: O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU