Publicidade
2ª CRS
Casos suspeitos de dengue acendem alerta de risco na região
Por: Cíntia Henker
Publicado em: sábado, 15 de janeiro de 2022 às 17:32h
Atualizado em: sábado, 15 de janeiro de 2022 às 17:34h

Febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e em alguns casos até mesmo hemorragia. Estes são alguns dos sintomas causados pela dengue, doença que em 2021 registrou mais de 9,5 mil casos no Estado, sendo cerca de 190 nos municípios de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen. 
Mesmo com a pouca chuva, é importante ficar atento a objetos que possam acumular água, criadouros típicos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da doença.
Conforme o médico-veterinário responsável pelo setor de vigilância ambiental da 2ª CRS, Mauro Lorda Dornelles, no início de 2022, 10 casos suspeitos de dengue já foram notificados, sendo oito em Rodeio Bonito e dois em Três Passos. 
As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen) e os municípios, junto com a coordenadoria, já realizaram os bloqueios de transmissão viral com a aplicação de “fumacê” no quarteirão dos casos suspeitos, além da intensificação da vigilância do Aedes aegypti eliminando criadouros do mosquito. “É importante a mobilização de toda a população nos municípios da área de abrangência da CRS, pois estamos no período da sazonalidade, que vai até maio, e é quando ocorre o maior número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, febre de chikungunya e zika vírus)”, ressalta Dornelles. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU