Publicidade
Cooperativismo
Pinhal: irmãos se juntam para fortalecer a agricultura familiar
Leomar e Cleomar Tenedini investem em grãos e em suinocultura, e querem fazer a sucessão rural
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quinta, 13 de janeiro de 2022 às 09:13h
Atualizado em: quinta, 13 de janeiro de 2022 às 09:16h

O gosto pelos afazeres no campo sempre fez parte do dia a dia dos irmãos Leomar e Cleomar Tenedini, moradores de Pinhal. Os dois nunca desejaram largar o meio rural para morar em grandes centros, pelo contrário, sempre quiseram aprimorar os conhecimentos para evoluir em suas propriedades.

Publicidade

Buscando qualificar seu trabalho, Leomar cursou técnico agrícola e logo após sua formatura casou e foi morar no Mato Grosso, em busca de mais oportunidades de trabalho e para fortalecer o aprendizado adquirido na agricultura. Em poucos anos, a família retornou para Pinhal, onde decidiu inicialmente investir em suinocultura, mas sempre com o desejo de conseguir recursos para ter lavouras de grãos. Com o apoio da cooperativa de crédito Sicredi, ele adquiriu terras para começar sua produção e diversificar as culturas.

Com o irmão já encaminhado na agricultura, Cleomar decidiu ser seu sócio e trabalharem juntos na ampliação da propriedade. “Com o tempo fomos evoluindo e tenho muito orgulho do que temos, pois nunca imaginamos conquistar tudo isso em tão pouco tempo. Apesar das dificuldades que passamos, ver o nosso trabalho dando resultados positivos é muito gratificante e motivador”, resume o agricultor.

Para suprir a demanda, o filho e a esposa de Leomar ajudam na pocilga. “Eles dois são responsáveis pelos suínos e o Cleomar, eu e mais um funcionário tocamos as lavouras. O meu sonho é que continue assim, a família toda reunida, trabalhando junta. Mais para frente, desejo que meu filho nos ajude nas lavouras também, garantindo a sucessão rural, e que a nossa filha apoie a esposa na pocilga”, frisa Leomar.

A vontade do pai deve ser concretizada, porque o filho, João Luís Tenedini, tem como propósito dar continuidade aos afazeres na propriedade. “Apesar da pouca idade, estou me esforçando bastante para aprender mais coisas, assim, cada vez mais ajudar a minha família a progredir. O meu sonho é ficar do lado dela”, assegura João.

 

O Sicredi

Para conseguir o desenvolvimento no campo, a família conta com o apoio do Sicredi. “Especialmente no início da nossa trajetória, precisamos de bastante suporte para investimentos e a cooperativa nos ajudou muito, porque não tínhamos recursos próprios. Somos agradecidos por isso”, conta Cleomar.

A gratidão pela confiança da instituição financeira também parte de Leomar. “O Sicredi é uma família para nós, pois os colaboradores nos atendam muito bem e somos gratos por todas as oportunidades que nos deram de crescer, viabilizando nossos projetos”, justifica Leomar.

A colaboradora Silvana Battisti garante que para a equipe da cooperativa é gratificante poder fazer parte do sonho da família e ajudar na realização. “Ver que o nosso trabalho, o nosso esforço, contribui para o crescimento da família, para a concretização de projetos, é maravilhoso”, explica Silvana.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU