Publicidade
Rural
Pinhal: Defesa Civil entrega parecer dos prejuízos causados pela estiagem
Levantamento auxiliou município na decretação de estado de emergência
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: sexta, 07 de janeiro de 2022 às 17:03h
Atualizado em: sexta, 07 de janeiro de 2022 às 17:11h

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Pinhal, após realização de levantamentos, recebimento de relatórios e laudo de perdas e registros pluviométricos, emitidos pela Emater/RS-Ascar, encaminhou ao prefeito Luiz Carlos Pinto Ribeiro o Parecer Técnico 01/2021 favorável à decretação de estado de emergência devido à estiagem.
Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, Éderson Granella, o procedimento passa pela emissão de vários documentos comprobatórios para que o prefeito tenha a decretação alicerçada em dados reais, dentro das normas constitucionais o que favorece para a homologação estadual e reconhecimento federal.
Granella também relata que ao realizar os levantamentos constatou-se um cenário muito afetado, onde a falta de chuvas tem atingido em cheio todas as propriedades, gerando danos humanos pela falta de água potável e econômicos no setor primário. Situações essas que comprovam a necessidade de decretação de estado de emergência para habilitar o município a buscar ajuda junto aos governos federal e estadual e ajudar os agricultores em seus financiamentos agrícolas quanto ao acionamento do Proagro e seguro agrícola.
O decreto foi emitido no 21 de dezembro. Segundo laudo de perdas emitido pela Emater, o milho já tem uma perda de 50% no município de Pinhal devido à estiagem, a soja 20%, pastagem 70% e o leite 20%. O prefeito salienta que a administração está muito preocupada com a situação dos produtores rurais e estuda medidas que possam ajudar a amenizar a situação.
 

Publicidade
Fonte: Prefeitura de Pinhal
Vitrine do AU