Publicidade
Racionamento
Corsan aciona sistema alternativo para captação de água
Para os próximos dias, não há previsão de grande volume de chuva, mantendo os níveis dos reservatórios ainda mais baixos
Por: Cíntia Henker
Publicado em: terça, 21 de dezembro de 2021 às 17:45h

Além de prejudicar o desenvolvimento das plantações, a falta de chuva e o calor elevado também causam a redução dos rios e fontes naturais de água. Com previsões climáticas nada favoráveis, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de Frederico Westphalen, está captando água do rio Fortaleza, em Seberi, desde novembro, possibilitando e garantindo o abastecimento da população frederiquense e também do município de Caiçara.
A estrutura de captação normal está localizada no rio Pardo, em FW, e o sistema de recalque é responsável pela transposição entre os dois rios. “Nossa situação é muito difícil, pois o rio Pardo não tem vazão suficiente para atender a demanda em tempos de estiagem, sendo que o recalque do rio Fortaleza para o Pardo está ligado desde o dia 20 do mês passado”, explica o gerente da Corsan de FW, Jean Carlos Machado. 
Além disso, recentemente, os equipamentos que realizam o processo de abastecimento passaram por dois problemas, causando esgotamento da barragem e falta de água nos dois municípios. 

Publicidade

Uso consciente e racional
Para os próximos 15 dias, na região de abrangência do jornal O Alto Uruguai, não há previsão de grande volume de chuva capaz de elevar os níveis dos reservatórios.
Por isso, é importante que a população faça o uso consciente da água, evitando gastos desnecessários. “O período já é delicado e as perspectivas em relação ao volume de chuvas nos próximos dias não é boa. Desta forma, destacamos a necessidade do uso consciente e racional da água, sobretudo, evitando desperdício”, finaliza o gerente. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU