Publicidade
Bruna Sörensen
“O ressignificar faz parte da nossa vida”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: terça, 21 de dezembro de 2021 às 17:20h
Atualizado em: terça, 21 de dezembro de 2021 às 18:05h

Uma pessoa determinada, resiliente, intensa e curiosa. Se autodefinir nem sempre é uma tarefa fácil, mas para a frederiquense Bruna Sörensen, de 28 anos, que por meio da sua essência busca traduzir toda a personalidade da mulher forte que é, os adjetivos não são difíceis de encontrar. Poetisa, psicóloga, mestre em Psicologia e escritora, hoje Bruna vem contribuindo para que as pessoas reencontrem a beleza poética de seus dias e a ressignificação de suas vidas.
– Na época em que entrei para a universidade, eu não entendia por que escolhi a Psicologia. Hoje, entendo as forças invisíveis que me levaram a escolher essa área e, mais precisamente, a escolha por ser terapeuta de casais e famílias. Tem muito da minha história de vida nessas escolhas – destaca Bruna, que atualmente reside em Canarana (MT), onde atua como psicóloga clínica, realiza palestras e está desenvolvendo alguns cursos para mulheres e para casais. “Meu foco de atuação é relacionamentos, autoestima e sexualidade humana. Inclusive, estou finalizando a especialização em Terapia Familiar Sistêmica e iniciando uma pós-graduação em sexualidade humana”, acrescenta. 

Publicidade

A poetisa
A história de Bruna com a escrita começou na adolescência. Escrever ajudava ela a entrar em contato com os seus sentimentos e lidar com as emoções, como é até hoje. “A escrita pode ter na nossa vida uma função terapêutica. Utilizamos esse recurso na Psicologia também, mas eu não sabia disso quando comecei a escrever. Quando me mudei para Passo Fundo, em 2017, comecei a frequentar uma roda poética, onde me encontrava com outros artistas e apreciadores para ler poesia. Ali comecei a ler meus escritos, como eu chamava as minhas poesias na época, e aos poucos fui compartilhando no Instagram e passei a ser reconhecida como poetisa, mas me reconhecer escritora foi um processo que eu ainda faço. O ressignificar faz parte da nossa vida”, frisa

Livros
Foi em 2020, depois de uma conversa entre os seus sogros, Leonir e Simônia Balestreri, e o diretor da Editora Vitrola, de Frederico Westphalen, que a Bruna recebeu um convite que mudaria o seu próprio conceito quanto aquilo que ela, até então, considerava um hobby. “O Ramir estava iniciando a editora, e me pediu que enviasse algumas poesias. Eu tinha quase mil escritos, então selecionei alguns e enviei. Ele abraçou meu trabalho, viu que tinha potencial e me ofereceu a oportunidade de publicar meu primeiro livro, ‘A pele que não arrepia’, que é um sonho. Desde então venho me firmando (para mim mesma) nesse lugar de escritora, assumindo a responsabilidade e aproveitando o poder transformador de ocupar esse espaço. Hoje, meus projetos são desenvolvidos levando a Psicologia por meio da escrita, de crônicas, colunas, artigos científicos e, em breve, um livro sobre relacionamentos. Estou publicando também o ‘Mulher à Flor Da Pele| por todas nós!’, que terá lançamento em breve. E estou escrevendo o livro ‘Assim que se ama’, com previsão de ser publicado no segundo semestre de 2022”, conta a psicóloga e escritora.

Incentivo
Bruna conta que para a realização dos seus projetos sempre pôde contar com pessoas que foram fundamentais para a sua vida ao longo do caminho. “Tenho ao meu lado pessoas especiais e exemplos de muita força. Em primeiro lugar, cito minha mãe Rosangela Maltauro, que sempre fez o melhor por mim, me ensinou a acreditar que era possível. Também tive a nona Clementina, que faleceu no ano passado, me ensinou muito e hoje me inspira a ensinar tudo o que sei. Além delas, tive meu avô Germano, um grande exemplo de onde eu quero chegar. Meus primos, exemplos brilhantes! O Aldo, o Eduardo e o Alexandre Sörensen Ghisolfi, o Sidinei Novelo, que me ensinaram a não desistir. Tenho muitos para citar, então fica meu agradecimento a todos que fizeram parte da minha vida em algum momento”, cita Bruna, sem esquecer de uma pessoa que entrou na sua vida para fazer a diferença também.
– Não poderia esquecer do parceiro maravilhoso que tenho, o Leonir Balestreri Junior, que me ensina muito, que me apoia e cresce comigo. Ele também me presenteou com sogros maravilhosos, que acreditam no meu trabalho. Sou ambiciosa, vou conquistar muita coisa ainda, tem muitas novidades vindo aí, e quero por perto todas essas pessoas que sempre caminharam ao meu lado – finaliza. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU