Publicidade
Conservação de vacinas
Cinco municípios da 2ª CRS receberão câmaras frias
Caiçara, Frederico Westphalen, Tenente Portela, Três Passos e Vista Gaúcha foram contemplados
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quarta, 12 de maio de 2021 às 11:40h

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul anunciou o repasse de 303 câmaras frias de conservação de vacinas para municípios com menos de 100 mil habitantes. Os equipamentos atingem temperaturas entre 2°C e 8°C, e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos.

Publicidade

As unidades foram adquiridas pelo governo do Estado, com recursos do Ministério da Saúde.

Na região de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), cinco municípios foram contemplados, sendo eles Caiçara, Frederico Westphalen, Tenente Portela, Três Passos e Vista Gaúcha.

De acordo com a coordenadora regional, Marly Vendruscolo, as câmaras darão aos municípios capacidade para um acondicionamento maior e melhor das vacinas e serão entregues hoje, 12. “As salas que receberão estes equipamentos atendem os critérios elencados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems). Elas serão repassadas às coordenadorias hoje e, em seguida, faremos o repasse”, explica Marly.

Entre os critérios de escolha dos municípios foram, além de ter menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e ainda não estar equipado com câmara refrigerada.

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU