Publicidade
Empreendedorismo
Caiçara: pai alcança sonho trabalhando com apoio da família
Com suporte do programa Juntos Pelas Agroindústrias e do Sicredi, a Agroindústria Strack Peixes está em franco desenvolvimento
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: terça, 11 de maio de 2021 às 15:09h
Atualizado em: terça, 11 de maio de 2021 às 15:12h

Desde quando era criança, o gosto pela pesca moveu o sonho de Vilmar Francisco Strack, pescador profissional, morador de Caiçara. Ele sempre quis garantir o sustento da família por meio dos pescados e conseguiu. Ainda jovem, pescava nos rios da região e ia com frequência, junto com os irmãos e o pai, para Itaqui e região, desenvolver esta habilidade também nas águas da fronteira do Estado. Mais tarde, seus irmãos Dirceu e Valdir compraram um restaurante naquela região do Rio Grande do Sul. Depois de casar com Maria Marchesan Strack, ambos decidiram também se mudar e ir ajudar os irmãos no restaurante. Porém, após a morte de Valdir no rio Ibicuí, o casal optou por voltar para Caiçara e mais tarde idealizou a agroindústria, que hoje conta com o trabalho também dos filhos Maísa e Vagner. “Ter a ajuda da minha esposa e dos nossos filhos é muito gratificante, pois família é tudo para mim. Ainda mais que a Maísa está cursando Ciências Contábeis e pretende dar sequência ao que fazemos, administrando a empresa, e isso me deixa muito satisfeito”, relata Strack.
Apesar da vida estável agora, na vida do casal nada foi fácil, por isso a admiração dos filhos é enorme pelo esforço de ambos para conquistarem o que possuem. “Eu tenho muito orgulho dos meus pais, pelo carinho e cuidado diário comigo e com minha irmã. Além disso, eles trabalham muito e são meus exemplos. Nunca vou cansar de agradecer a eles por isso”, frisa Vagner.
Da mesma forma, a filha Maísa ressalta o grande apoio que sempre recebeu dos pais, que são seus melhores amigos. “Independentemente da situação, eles sempre estiveram do meu lado, me incentivando a ser uma pessoa cada vez melhor e me orientando nos melhores caminhos”, assegura.  
Com o objetivo de despertar nos participantes o espírito de liderança e o empreendedorismo, o Sicredi possui o Líder Jovem. Acreditando no potencial do Vagner e da Maísa, ambos foram convidados a integrar o programa. Os dois garantiram que os módulos foram muito importantes, porque aprenderam várias coisas, entre elas, a controlar o dinheiro e receberam orientações necessárias sobre atitudes que devem ter no ambiente de trabalho e na vida pessoal para serem líderes.
 
O apoio no desenvolvimento das atividades
Para alcançar a evolução da agroindústria, a família conta com apoio de instituições. O colaborador da Emater/RS-Ascar, Carlos Ruviaro, frisa que a Strack Peixes participa do programa regional Juntos Pelas Agroindústrias – realizado em parceria entre Emater e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG –, que tem por finalidade promover o desenvolvimento dessas empresas, prestando orientação técnica e contábil para que, com um plano de trabalho, obtenham o crescimento desejado.
Além disso, a cooperativa também ajudou na realização do sonho, apoiando na construção do espaço físico e na instalação de energia solar, entre outras necessidades. “Queremos sempre ser parceiros de associados atendendo os desejos de cada um, assim como aconteceu com a família Strack, que é merecedora de tudo o que conquistou. Eles não medem esforços para entregar ao cliente produtos de qualidade, sendo exemplo a outras famílias que pretendem seguir no ramo das agroindústrias. Por isso, eles têm nossa admiração”, disse o colaborador Fabrício da Silva.
 

Publicidade
Fonte: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Vitrine do AU