Publicidade
Consulta Popular
Lideranças mobilizam apoio ao turismo regional
Levantamento indica que o setor movimentará a vinda de mais de 100 mil turistas aos municípios em 2021
Por: Nícolas Rahmeier
Publicado em: sábado, 12 de junho de 2021 às 08:45h

Lideranças de vários municípios estão mobilizando esforços para sensibilizar a população a votar e eleger o turismo entre as prioridades que estão elencadas para a região na cédula da Consulta Popular. Desta forma, iniciativas para desenvolver o setor receberão recursos do governo do Estado, acelerando os trabalhos. 
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Frederico Westphalen, Alessandro Molossi, durante entrevista ao jornal AU, destacou todos os itens que fazem parte da cédula do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), mas enfatizou a importância de, neste momento, ser oportuno priorizar o turismo, que vem crescendo e ganhando maior relevância na economia regional. “Entendemos essa como uma demanda muito importante, especialmente pelo momento em que vivemos no turismo regional, em Frederico Westphalen e também em toda a microrregião”, pontua Molossi.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Ametista do Sul, Fabio dos Santos, também destacou a importância econômica do setor. “Em nossos levantamentos, estimamos que em 2021, mais de 100 mil turistas visitaram, ou visitarão Ametista do Sul. A média mensal é de nove mil pessoas que passam pelo município. Quanto ao fomento, hoje, a atividade turística é responsável por cerca de 35% da economia de Ametista do Sul. A região também vem numa crescente. Iraí vem se consolidando novamente no turismo de águas, além de todo o pessoal que faz uso da rede hoteleira de Frederico Westphalen, Planalto, Rodeio Bonito. Todos estão sendo beneficiados com o movimento de turistas”, afirma Santos. 
A sócia-administradora do Hotel Pigatto, de FW, Rosemari Pigatto, evidencia, na prática, o crescimento do número de visitantes atraídos para a região. “O movimento tem aumentado de forma satisfatória desde o início do segundo semestre deste ano. Os turistas são oriundos de diversas partes do Brasil, o que nos deixa confiantes com o interesse em desbravar e investir cada vez mais na rota turística”, avalia Rosemari. 
O setor empresarial também está mobilizando pela vinda dos recursos estaduais para o setor turístico por meio da Consulta Popular. No último dia 23 de novembro, durante um evento promovido pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) – o Fórum das ACIs –, no município de Ametista do Sul, onde representantes do empresariado de toda a região, bem como autoridades públicas, abordaram na pauta questões referentes à importância do fomento ao turismo. O prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto, destacou que os recursos, caso conquistados, poderão ser utilizados para divulgação e qualificação dos empreendedores e demais agentes envolvidos no setor.     

Publicidade

Participação na Consulta Popular gera resultados
A Secretaria e Turismo do RS (Setur) assinou um convênio com o Codemau, na tarde da última quinta-feira, 2, no valor de R$ 305.984,85, oriundos da demanda eleita na edição da Consulta Popular 2018/2019.  Com o recurso, os objetivos traçados serão divulgar e qualificar o turismo regional. Conforme a presidente do Codemau, Marcia Faccin, o desenvolvimento deste projeto tem caráter estratégico, pois teve como base o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Médio Alto Uruguai 2015/2030. 
– Os municípios contemplados são aqueles que votaram na demanda na época do pleito, como Alpestre, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale e Rio dos Índios. Entre as ações do projeto estão a criação de plataformas digitais e demais materiais para a divulgação das atrações e pontos turísticos, além da realização de qualificações para os empreendedores da atividade na região – detalha Marcia. 

Confira os itens disponíveis na cédula do Codemau:
Item 1 – Fomentar as cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento local e regional.
Item 2 – Fortalecer o turismo na região do Codemau por meio de divulgação e qualificações dos empreendedores e demais agentes envolvidos no setor.
Item 3 – Promover a recuperação e conservação dos solos e das águas dos municípios do Codemau.
Item 4 – Fomentar a inovação tecnológica por meio do programa Inova RS, visando à tecnificação das propriedades rurais.
Item 5 – Construção de uma academia ao ar livre para a região.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU