Publicidade
Região
Caiçara: Assistência Social e agentes de saúde desenvolvem trabalhos em conjunto
Reunião ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 10 de maio de 2021 às 14:42h
Atualizado em: segunda, 10 de maio de 2021 às 14:46h

Pensando em somar forças para realizar um trabalho preventivo com mais excelência na comunidade, as agentes de saúde de Caiçara foram convidadas pela secretária da Assistência Social, Ana Cristina Devitte, para traçar metas importantes, que serão desenvolvidas em conjunto nas famílias. A reunião ocorreu no dia 27 de abril, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e reuniu também a coordenadora do Cras, Marliza Terezinha Bonatti; a assessora jurídica da prefeitura, Thaís Millena Ceolin; a enfermeira, Isabel Tomasi e a farmacêutica, Daylana Ruviaro. “Esse elo entre a Assistência Social e as agentes de saúde é importantíssimo, já que elas possuem grande conhecimento sobre a realidade das famílias nas localidades que abrangem”, frisa Ana Cristina.
Dentre os trabalhos elencados para essa parceria estão alguns prioritários, que serão desenvolvidos com uma equipe multidisciplinar. São os grupos de hipertensos, diabéticos, acompanhamento de idosos com o auxílio na administração de suas medicações, medicina alternativas por meio de chás e pomadas caseiras, orientação sobre o destino do lixo seco e orgânico. 
O encontro foi voltado também às demandas das agentes de saúde, passadas para a assessora jurídica, em relação a equipamentos, uniformes, crachás e outros itens importantes para uma melhoria na qualidade do atendimento e trabalho. Isso, porque, principalmente, nesse momento de pandemia, as agentes precisam manter o contato com as famílias e passar avisos importantes, como orientações sobre a vacinação contra a Covid-19.
Ainda, a farmacêutica do posto de saúde da cidade lembrou da campanha que está sendo realizada pelas estudantes de Farmácia, Érika Delalibera e Carolina Minetto, para pessoas com diabetes que fazem uso de insulina e medicamentos para diabetes. Daylana pediu para que as agentes façam o intermédio entre esses pacientes e o posto de saúde, para que eles também possam fazer parte da campanha, e para que seja possível fazer esse encontro no momento adequado e adaptado para cada realidade.
 

Publicidade
Fonte: Prefeitura de Caiçara
Vitrine do AU