Publicidade
Geral
Consulta Popular 2021: saiba como votar
Como mais uma novidade deste ano, será necessário realizar um cadastro antes da votação
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quinta, 25 de novembro de 2021 às 08:51h

A votação da Consulta Popular 2021 orçamento 2022 iniciou na segunda-feira, 22, e segue até a terça-feira, 30, de forma totalmente on-line, por meio do portal do governo do Estado ou do aplicativo Colab. 
Os eleitores dos municípios de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) poderão votar somente em uma das cinco demandas disponíveis na cédula de votação. Destas cinco, três serão eleitas no valor de R$ 371.429,00 cada.
Além disso, neste ano, o processo contará com mais uma novidade, pois o cidadão terá que realizar um cadastro para votar. Conforme a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pela Consulta Popular no Estado, este novo formato visa ainda mais segurança no processo. 
No momento da votação pelo portal, será necessário disponibilizar informações como nome completo, título de eleitor, CPF, cidade e criar uma senha. Já na votação via aplicativo, os cidadãos terão que informar outros dados além destes, como data de nascimento e gênero – este procedimento já é padrão para acesso ao próprio aplicativo. 
Conforme ressalta a presidente Codemau, Marcia Faccin, para acessar o recurso o município terá que atingir no mínimo 2% de votos.

Publicidade

Confira o passo a passo: 


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU