Publicidade
Saúde dos olhos
Por que consultar com um oftalmologista?
As avaliações oftalmológicas regulares mantêm a atribuição de prevenir e diagnosticar precocemente doenças oculares
Por: Redação
Publicado em: quinta, 18 de novembro de 2021 às 09:50h

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano e é por meio dela que obtemos a maior parte das percepções sobre o que está a nossa volta. É por meio dos olhos que se enxerga o mundo, se diferenciam as cores e é possível fazer atividades como esta, de ler este texto. 
Cada fase da vida exige um cuidado visual específico e o médico oftalmologista é o profissional especializado para realizar esse cuidado, que se inicia desde o nascimento.
Dentro dos primeiros dias de vida é realizado o teste do reflexo vermelho, também chamado de “Teste do olhinho”, que avalia o reflexo da pupila do recém-nascido com o objetivo de detectar precocemente problemas oculares congênitos que comprometam a transparência dos meios oculares com risco de causar baixa de visão e cegueira, como a catarata congênita e o retinoblastoma (tumor da retina). 
Dos seis meses a um ano de idade é recomendado o exame oftalmológico completo com a avaliação da função visual do bebê (se ele fixa o olhar e segue objetos) e exame de refração (grau do olho), a fim de detectar possível diferença na qualidade da visão entre um olho e outro. Ainda, é importante avaliar a movimentação e alinhamento dos olhos, com o objetivo de identificar o estrabismo (assimetria entre o posicionamento) e exame de fundo do olho para avaliação da retina e nervo óptico. Esse exame é decisivo para a saúde visual, pois assegura a integridade da via ótica para o desenvolvimento sadio das estruturas oculares durante o crescimento da criança.
Na infância é o período em que a visão se desenvolve e a baixa acuidade visual nessa fase pode prejudicar o desenvolvimento neuropsicomotor e o desempenho escolar. As principais doenças diagnosticadas pelo exame oftalmológico nessa faixa etária são os erros refrativos não corrigidos (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Esses erros refrativos, dependendo do grau e da idade da criança, podem predispor a ambliopia, também chamada de “olho preguiçoso”, que é o olho que enxerga mal por não ter tido correção adequada (uso de óculos) até os sete anos de idade, considerado o período crítico do desenvolvimento visual. Nos casos graves, a baixa visual pode ser irreversível pelo desenvolvimento inadequado da visão no cérebro. 
Na adolescência, as avaliações oftalmológicas regulares mantêm a atribuição de prevenir e diagnosticar precocemente doenças oculares comuns, como o ceratocone, caracterizado por uma alteração da córnea (estrutura mais anterior do olho), que reduz a qualidade da visão e pode causar sensibilidade aumentada pela luz. Essa afecção pode ser acompanhada e, conforme o grau, corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia. 
No adulto, é importante estar atento à prevenção à saúde ocular. A verificação da pressão ocular pode evitar o glaucoma, doença silenciosa e assintomática, que tem íntima relação com a elevação da pressão ocular e é caracterizada pelo dano progressivo do nervo óptico e consequente perda de campo visual.  
Além disso, nessa faixa etária, ocorre a redução gradual natural da capacidade do olho de focalizar objetos para atividades de perto, logo, o esforço da musculatura ocular pode causar sintomas de cansaço visual, como ardência ocular, dor de cabeça e visão embaçada. Essa condição faz parte do envelhecimento normal dos olhos e pode ser tratada com o uso de óculos de leitura adequado. 
Acima dos 50 anos, a incidência de catarata e da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) aumentam. Sintomas de visão embaçada, dificuldade de leitura e sensibilidade à luz podem ser os sintomas iniciais da catarata, opacificação da lente natural do olho (cristalino), que perde a transparência com o avançar da idade. É na consulta oftalmológica que se define a densidade da catarata e a indicação de cirurgia com implante de lente intraocular. 
A degeneração macular é um problema que afeta o centro da retina, região mais importante do olhar. É na retina que os raios luminosos que chegam aos olhos se convertem em impulsos nervosos, para serem captados pelo cérebro. Outras doenças que afetam a retina são o diabetes e a hipertensão arterial que, com o acompanhamento, podem ter suas alterações no exame de fundo de olho identificadas, evitando danos retinianos irreversíveis.
Os olhos precisam de cuidado como qualquer outro órgão do corpo. Em todas as idades é muito importante procurar o médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. O cuidado com a saúde ocular pode prevenir, diagnosticar e tratar precocemente doenças oculares, além de proporcionar maior conforto para curtir todas as fases da vida. 

Publicidade

Stéphanie Niederauer - Médica residente de Oftalmologia, presente no Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) 2021, em Natal/RN.

O que é avaliado durante a consulta oftalmológica?
- Acuidade visual: medição da capacidade visual de cada olho. 
- Exame de refração: definição do melhor grau de lente para correção do erro refracional do paciente. 
- Tonometria: aferição da pressão ocular de ambos os olhos.
- Exame de biomicroscopia a lâmpada de fenda: exame das estruturas do segmento anterior do olho (córnea, íris, cristalino). 
- Exame de fundoscopia: exame das estruturas do segmento posterior do olho (retina e nervo óptico).

Stéphanie Niederauer – Médica residente de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre.
Mauri Niederauer – Médico oftalmologista 

Clínica de Olhos 
Rua Coronel Aparício Borges, 642 – Centro, Frederico Westphalen
Contatos: (55) 3744-7170 ou (55) 9.9964-4411

 


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU