Publicidade
Saúde
Harmonização orofacial: esqueça tudo o que já ouviu. Você não irá ficar artificial!
A dentista Letícia Piovesan Ponssoni destaca principais benefícios deste procedimento
Por: Redação
Publicado em: quarta, 17 de novembro de 2021 às 09:24h
Atualizado em: quarta, 17 de novembro de 2021 às 09:31h

Frequentemente, quando ouvimos falar em harmonização facial/botox ou preenchimento labial, a primeira coisa que vem na nossa mente são aqueles artistas famosos que passaram por algum procedimento e não tiveram muita aceitação pelos seus fãs, porém a atual realidade não é mais a mesma. Com o avanço nos materiais utilizados e aperfeiçoamentos nas técnicas, o resultado hoje é mais sútil e seguro. 

Publicidade

Botox é apenas para quem tem rugas?
Hoje, essa frase já está ultrapassada, a toxina botulínica age paralisando a musculatura e assim diminui a formação de rugas. Desse modo, o seu uso é indicado quando os primeiros sinais das linhas de expressão começarem a surgir. Caso as linhas já estejam estáticas (aparecem mesmo sem fazer movimento) é necessário realizar outros procedimentos.

O melhor procedimento
Quando me perguntam o que a harmonização orofacial trata, eu respondo que é tudo aquilo que incomoda o paciente. Na hora da avaliação, a minha experiência clínica é muito importante, porém, às vezes, aquilo que me chama atenção não é o principal ponto a ser destacado pelo paciente, por isso devemos avaliar juntos qual procedimento realizar, e entre eles podemos destacar alguns:
Toxina botulínica 
Seja ela para amenizar as linhas de expressão na testa ou diminuir os terríveis “pés de galinha”, a toxina também pode ser usada para arquear as sobrancelhas e diminuir o sorriso gengival (quando ao sorrir o paciente expõe muito a gengiva). Esse procedimento tem durabilidade média de quatro a seis meses. 
Preenchimento com ácido hialurônico 
O queridinho das pacientes tem uma durabilidade média de oito a dez meses, e pode ser utilizado para suavizar e preencher locais específicos do rosto. Destacamos:
Preenchimento labial: não é novidade que lábios com volume representam jovialidade, desse modo, conseguimos devolver volume e contorno aos lábios. 
Preenchimento de olheira: sabe aquela sensação de “acordar cansado”? Uma reclamação comum nas pacientes que pode ser resolvida com o preenchimento da calha lacrimal, devolvendo suavidade ao rosto e o aspecto de naturalidade e leveza. 
Preenchimento de malar: o preferido pelas modelos, quando definimos as maçãs do rosto conseguimos o efeito blush, que devolve contorno mais feminino ao rosto. 
Preenchimento de mandíbula: utilizamos para devolver o contorno do terço inferior do rosto, para dar a sensação de rosto mais fino. Esse procedimento é o queridinho dos homens para ficar com traços mais marcantes.
Preenchimento de mento (queixo): alguns pacientes possuem o mento menos projetado, o que favorece a formação da “papada” e deixa o rosto em perfil menos harmônico. Ao preencher essa região, os resultados são satisfatórios, pois conseguimos suavizar essa região.
Rinomodelação: você provavelmente conhece alguém que reclama sobre o formato do nariz, mas tem medo de passar por procedimento cirúrgico, né? A rinomodelaçao com ácido hialurônico tem por objetivo deixar o nariz mais harmônico, sem a necessidade de realizar cirurgia. 
Bichectomia: alguns pacientes que nos procuram reclamam sobre o tamanho das bochechas e nos relatam também que costumam morder a bochecha com frequência. Nesse caso, existe a indicação de realizar a cirurgia para retirar a bola de bichat, com a função de afinar o formato do rosto e cessar essas “mordiscadas”.
Bioestimuladores de colágeno: com a função de melhorar a flacidez do rosto, os bioestimuladores de colágeno têm a capacidade de induzir a formação de colágeno, melhorar o aspecto da pele, diminuir rugas finas e melhorar o aspecto de “rosto caído”.
São tantos procedimentos que utilizaríamos várias páginas para poder listar todos, por isso colocamos apenas alguns para ajudar você a compreender melhor qual o procedimento necessário para o seu caso. 

25 +
Você pode achar estranho falar que precisamos de cuidados a partir dos 25 anos, mas quando pensamos a longo prazo, o custo de prevenir é muito maior que o de remediar.
Nessa idade, podemos contar com tratamentos preventivos, entre eles o microagulhamento, onde com o auxílio de microagulhas esse tratamento é utilizado para obter uma melhora na qualidade da pele, diminuição de linhas finas, estímulo de colágeno e para melhorar cicatriz de acne; e o baby botox, que é uma técnica em que utilizamos a toxina botulínica de modo fracionado para pacientes que possuem pouca linha de expressão, com a finalidade de amenizar a formação das linhas.

Facebook: Ponssoni Piovesan - Odontologia Especializada 
Instagram: @ponssonopiovesanodontologia
Contatos: (55) 3744-2129 ou (55) 99657-7813 - WhatsApp
Endereço: Rua Arthur Milani, 540 – Centro de Frederico Westphalen

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU