Publicidade
Segurança Nacional
Policial de Iraí é selecionado para a Força Nacional
O oficial, em conjunto com a corporação, será enviado para diversas operações de Norte a Sul do país
Por: Vicente Giesel Hollas
Publicado em: sexta, 12 de novembro de 2021 às 15:20h
Atualizado em: sexta, 12 de novembro de 2021 às 16:00h

Odirlei Cesar Nunes, soldado da Brigada Militar (BM) de Iraí, está entre os oito gaúchos chamados, em outubro, para integrar o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). O policial atua na BM desde 2007, quando concluiu o Curso de Formação na cidade de Santo Ângelo. No ano seguinte, retornou a sua cidade natal, onde passou a compor o quadro de oficiais da corporação no município iraiense.
Em 2013, após indicação de seu comandante, Nunes participou de uma seletiva, já visando à FNSP, em que teve de realizar um rigoroso Teste de Aptidão Física (TAF), o qual incluiu diversas modalidades. Mais tarde, aprovado, foi convocado à prática de um curso de formação na cidade gaúcha de Montenegro. Em 2014, o oficial recebeu a convocação para fazer parte do efetivo mobilizado na segurança da Copa do Mundo, disputada em território brasileiro naquele ano. Nunes continuou os trabalhos em escala nacional até meados de 2016, quando operou nos batalhões de segurança das Olimpíadas. Após isso, retornou a Iraí.
Agora, no fim do mês de outubro, as competências do policial foram solicitadas novamente pelo Estado. Por isso, Nunes teve de se deslocar até Brasília, onde realizou um curso de readaptação e atualização sobre as técnicas e doutrinas características da FNSP. O oficial, em conjunto com a corporação, será enviado para diversas operações de Norte a Sul do país.
De acordo com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Força Nacional foi criada por meio do Decreto nº 5.289, de 2004. Ela foi instituída para atuar nas unidades federativas (Estados) e executar atividades de policiamento ostensivo, com o objetivo de assegurar a ordem pública em casos de perturbação, garantindo a segurança das pessoas e do patrimônio nacional, por meio de acordos de cooperação.
 

Publicidade

 

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU