Publicidade
Geral
Facebook anuncia a remoção da ferramenta de reconhecimento facial
Aproximadamente um bilhão de usuários serão atingidos pela mudança
Por: Aline Moreira Petry
Publicado em: quarta, 03 de novembro de 2021 às 11:12h
Atualizado em: quinta, 04 de novembro de 2021 às 08:43h

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 2, que irá desativar a ferramenta de reconhecimento facial, utilizada por um terço dos usuários da rede social. Deste modo, as pessoas que possuíam o recurso ativo, não serão mais reconhecidas automaticamente em fotos e vídeos e terão seus modelos de identificação excluídos. Ao todo, serão mais de 1 bilhão de modelos deletados. 
A mudança também terá impacto na ferramenta de texto alternativo automático (ATT), que cria imagens descritivas para pessoas com deficiência visual. A ferramenta continuará a exercer sua função, porém não irá mais incluir o nome de pessoas através de reconhecimento facial. 
Segundo o anúncio feito pelo vice-presidente de Inteligência Artificial do Facebook, Jerome Pesenti, o fim da ferramenta irá ocorrer por questões relacionadas à preocupação com a privacidade dos usuários da rede “Existem muitas preocupações sobre a posição da tecnologia do reconhecimento facial na sociedade, e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso”, afirma.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do Facebook
Vitrine do AU