Publicidade
Agricultura
Abertura oficial da colheita de tabaco reúne autoridades do Estado
O presidente da Emater/RS-Ascar e ex-prefeito de Pinhal, Edmilson Pelizari, junto da secretária Estadual de Agricultura, Silvana Covatti, representaram o governo gaúcho no evento
Por: Redação
Publicado em: sexta, 29 de outubro de 2021 às 14:28h
Atualizado em: sexta, 29 de outubro de 2021 às 14:36h

Está oficialmente aberta a colheita de tabaco no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, 28, o presidente da Emater/RS-Ascar e ex-prefeito de Pinhal, Edmilson Pelizari, em conjunto com a secretária Estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, participou da 4º Abertura Oficial da Colheita do Tabaco. 
O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e Prefeitura de Vale do Sol e realizado na propriedade dos agricultores Oladi e Marli Schroeder.
Durante a solenidade foi assinado pela Seapdr e entidades do setor, o Termo de Cooperação Técnica pela Diversificação por meio do Programa Milho, Feijão e Pastagens, o qual incentiva o plantio destas culturas após a colheita do tabaco, com vistas a diversificar as atividades produtivas, proteger o solo da erosão, evitar a proliferação de pragas e ervas daninhas, produção de alimentos para as famílias e para os animais e geração de renda.
Pelizari destaca que mesmo a Emater não atuando especificamente com a cultura de tabaco, presta suporte para as famílias em outros produções, enaltecendo a importância da diversificação de cultivos. 
"A Emater não trabalha diretamente com a cultura do tabaco, mas atende essas famílias em outras atividades. É importante essa relação, essa parceria, para que as famílias diversifiquem as atividades produtivas e com isso tenham outras fontes de renda. Nossos escritórios municipais estão em todos os municípios e nossos profissionais estão à disposição para atender as demandas dos agricultores", observou o presidente Pelizari.
A secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, participou do evento representando o Governo do Estado. Em seu pronunciamento aos participantes ela frisou que graças ao trabalho dos produtores e indústrias, podemos comemorar safras de tabaco. “Conheço a cultura e sei da importância. Temos um foco de produzir com qualidade e com união vamos alcançar os objetivos. Lutamos por preço, por qualidade e exportação”, pontua a secretária.
Ainda, o presidente Pelizari participou de uma reunião com representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) para estreitar laços. 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai com informações da Ascom Emater/RS-Ascar
Fotos
Vitrine do AU