Publicidade
Fenômeno luminoso
Queda de meteoro é possível causa de estrondos e tremores na região
Sismômetros captaram movimentos no solo próximos a Dois Irmãos das Missões
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: sábado, 02 de outubro de 2021 às 18:37h
Atualizado em: segunda, 09 de janeiro de 2023 às 19:02h

Um forte estrondo assustou e intrigou a população de pelo menos seis municípios da região no último sábado, 25 de setembro. Por volta das 17 horas, o barulho foi ouvido em municípios como Taquaruçu do Sul, Seberi, Erval Seco, Frederico Westphalen, Palmitinho e Dois Irmãos das Missões, além de um leve tremor de terra, precedido por um clarão no céu, segundo relato de alguns moradores.
Por se tratar de um fenômeno incomum, muitas hipóteses começaram a ser levantadas. Entre elas, estava uma possível detonação em uma pedreira na cidade de Tenente Portela, o que não pôde ser confirmado. Porém, em contato com especialistas em astronomia e física, eles afirmaram que há grandes possibilidades de ter ocorrido a queda de um meteoro na região.
A professora da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana, mestre em Física e pós-doutorada em Astrofísica Estelar, Eliade Ferreira Lima, analisou as características do fenômeno a partir dos relatos dos moradores. “Acho que a chance é boa de ter sido uma queda e que o evento pode ter sido grande”, ressalta Eliade.
Após contato da reportagem do AU, a professora contatou com instituições que monitoram acontecimentos desse tipo em todo o país, como a Brazilian Meteor Observation Networ (Bramon – Rede Brasileira de Observação de Meteoros, em tradução livre). “As câmeras da estação Bramon não registraram nada de entrada, porque, quase na totalidade, elas são apenas noturnas. Porém, foi recebido do pessoal da Universidade de Brasília a informação da detecção de um tremor que parece ter características de meteoro”, explica. 
Ainda, segundo a professora, existe uma ferramenta hoje em dia para detecção de meteoros, que é o par de satélites GOES-16 e 17, voltados para “pegar” raios, mas que pegam o flash dos meteoros maiores. “Apesar de eles não terem registrado nada nesse dia, estamos confiantes de que seja um meteoro e, possivelmente, pode ter deixado fragmentos em alguns locais da região”, reforça.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU