Publicidade
Etnia alemã
Oficina reúne tradições em fabricação de lanternas natalinas com porongos
Ornamentos serão utilizados na Marcha dos Archotes e em outros desfiles folclóricos do Centro Cultural 25 de Julho
Por: Mariane Brandão
Publicado em: segunda, 03 de maio de 2021 às 09:14h

Integrantes da etnia alemã se reuniram na sede do Centro Cultural 25 de Julho, no último sábado, 24, para a produção das novas lanternas natalinas, que serão utilizadas na Marcha dos Archotes e em outros desfiles folclóricos da entidade. A ação reuniu dançarinos dos grupos de dança folclórica, familiares e membros da diretoria do Centro, que aprenderam técnicas de artesanato com porongos. Ao final da atividade, que contou com todas as medidas sanitárias contra a Covid-19, foram confeccionadas mais de 100 lanternas.

Publicidade

– As fakel (lanternas natalinas) que tínhamos eram feitas de caixas de papelão e papel celofane e já estavam desgastadas. Então, surgiu a ideia de inovarmos e confeccionarmos as novas lanternas com porongo, que é um material mais resistente e típico da região. Assim, unimos a tradição alemã com a tradição gaúcha – explica o presidente do Centro, Igor Senger.

O vídeo apresentando como foi realizada a oficina de artesanato da etnia alemã estará disponível no canal do YouTube da entidade “Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen”.

Incentivo de projeto cultural

A oficina de artesanato integra o projeto “Fortalecimento e Valorização dos Grupos de Danças Folclóricas do Centro Cultural 25 de Julho”, de Frederico Westphalen, desenvolvido com recursos da Lei Adir Blanc.

Ministrada pela artesã, Nilza Horts Bosa, a iniciativa ainda contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), do agricultor, Roberto Luis Brondani (Cooperativa Vale das Cuias), da Básico Brasil, Senger’s, Lojas Becker e de Yuri Chagas.

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU