Publicidade
Melhorias
Seberi desenvolve ações inéditas em saúde pública
Inauguração do Centro Clínico Municipal, capacitações de servidores e doações de próteses dentárias são algumas das prioridades
Por: Daiane Pereira
Publicado em: segunda, 27 de setembro de 2021 às 13:49h
Atualizado em: terça, 28 de setembro de 2021 às 08:50h

A Administração de Seberi tem como uma das prioridades os investimentos no setor da saúde. Para isso, são muitos projetos que visam ofertar melhores condições de trabalho aos servidores e qualidade no atendimento para os munícipes. 

Publicidade

Centro Clínico Municipal

Inaugurado na última semana, o Centro Clínico Municipal, localizado na Avenida Flores da Cunha – onde ficava o antigo Posto de Saúde Central –, oferece serviços de diversas áreas de atendimento. Entre os profissionais que atendem estão os especializados em nutrição, fonoaudiologia, assistência social, psicologia e psiquiatria, com ênfase em saúde mental dos pacientes.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Lourdes Terezinha Gemelli, as reformas no espaço acabaram alguns dias antes da inauguração, mas os atendimentos estão sendo realizados desde março deste ano, sendo mantidos com recursos próprios. “Estamos muito felizes com o novo espaço, cada profissional tem uma sala exclusiva para atender e isso melhora o trabalho dos mesmos”, menciona a secretária.

Uma das prioridades do atendimento na nova unidade são as questões relacionadas à saúde mental. Segundo Lourdes, principalmente no período de pandemia, aumentou a procura de consultas psicológicas. Os profissionais atendem os pacientes e ainda mantêm um acompanhamento de acordo com o caso de cada um. “Nos casos mais graves, quando há necessidade de internação, os pacientes são encaminhados para um local específico e nós sempre continuamos com um acompanhamento especial. Isso mostra o quanto os profissionais são sérios e comprometidos com o trabalho e com as pessoas, que são nossa prioridade”, explica a gestora.

Os atendimentos no Centro Clínico são para todas as faixas etárias. Além do foco em saúde mental, as crianças também recebem acompanhamento diferenciado, onde são realizados testes para recém-nascidos, como os testes da orelhinha, acompanhamento para autistas, entre outros.

Unidades de ESF

O município conta com quatro unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) – duas ficam localizadas no Posto Central, uma no bairro Boca da Picada e uma no bairro Aparecida (unidade que foi reformada e em breve será reinaugurada).

Neste mês de setembro, os atendimentos para pacientes com suspeita de Covid-19 foram descentralizados e passaram a ser realizados na unidade da Boca da Picada. De acordo com Lourdes, essa mudança ocorreu para aumentar a segurança dos moradores, já que na unidade central o fluxo de pessoas é maior. “Nós percebemos que aqui nas ESFs do Centro havia aglomeração, pois também há atendimentos em outras áreas e vacinação neste local. Já a unidade da Boca da Picada conta com um local mais aberto, arejado, com menos fluxo para os atendimentos Covid”, pondera a secretária.

 

Qualificação dos servidores

Visando capacitar os profissionais da saúde, a atual gestão está focando em cursos de capacitações, para preparar os funcionários. No último fim de semana, a administração custeou aos servidores do quadro efetivo dois cursos, um de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e outro em Suporte Básico de Vida (BLS). O objetivo foi reforçar o preparo dos profissionais nos atendimentos de primeiros socorros.

 

Modificando sorrisos

Na área odontológica, o programa “Laboratório de Prótese Dental” foi implantado no município. O objetivo é fornecer próteses dentárias às pessoas sem condições financeiras. Os interessados devem se inscrever e são chamados por ordem de inscrição. Para a realização do programa, é necessário que sejam feitas no mínimo 20 próteses por mês e o recurso que a saúde recebe é de R$ 7,5 mil mensais.

As dentistas Miriam De Lá Torre e Denise Hartman erealizam os procedimentos na ESF Central e na do bairro da Boca da Picada, respectivamente. Segundo Miriam, a experiência neste projeto tem sido muito gratificante. “Tá sendo muito compensador para mim, como profissional, e como ser humano. Ver pessoas que estão com a saúde e autoestima totalmente debilitada, alguns por 10, 20, 30 anos, se olhando a primeira vez com seu sorriso restaurado é muito emocionante. Esses pacientes, neste primeiro olhar no espelho, têm no rosto uma mistura de sorriso e lágrimas de felicidades. A maioria deles não faria a restauração por motivos financeiros, e graças a este programa que a Administração de Seberi aderiu estão sendo beneficiados”, frisa a dentista.

Mais de 150 pessoas já foram contempladas com as próteses. “A maioria dos nossos pacientes recebem as duas próteses”, explica Miriam.

Entre os beneficiados está a moradora Claudete Pereira, que recebeu as próteses e relatou o quanto essa mudança foi benéfica. “Hoje me sinto muito feliz. Quando me olho no espelho estou me achando bem mais bonita, é a realização de um sonho. Só tenho a agradecer às dentistas e à administração que aderiu a esse programa, à Secretaria de Saúde e a todos os envolvidos”, relata Claudete.

     

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU