Publicidade
Região
Palmitinho: curso de inseminação artificial é oferecido no município
Objetivo foi ensinar os produtores a realizar o procedimento nos animais, sem sair das suas propriedades
Por: Daiane Pereira
Publicado em: segunda, 27 de setembro de 2021 às 13:43h

Em uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Sicredi de Palmitinho, aconteceu neste mês, o quinto curso de inseminação artificial em bovino. O objetivo da capacitação foi ensinar os produtores a realizar inseminação nos animais, sem sair das suas propriedades.
A capacitação foi ministrada pelos profissionais Adiel Nino e Ana Paula da Silva, e reuniu cerca de 12 produtores de leite. Na oportunidade, os agricultores puderam expandir seus conhecimentos e aprimorar as técnicas de inseminação, para fazer em seus próprios rebanhos e no momento correto. Assim, terão uma melhor assertividade na reprodução dos animais.
De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Sponchiado, a realização do curso só foi possível devido ao empenho das entidades parceiras. Sponchiado destacou, ainda, que a gestão do município vem investindo ao menos R$ 2 mil mensais na compra de nitrogênio, contribuindo para o melhor acondicionamento do sêmen, elevando a taxa de fertilidade dos rebanhos.
Segundo o vice-prefeito, Elisandro da Silva, a administração está investindo cada vez mais na bovinocultura, pois o setor é de grande relevância para o município. “Sabemos da importância da bovinocultura e da atividade leiteira para a geração de emprego e renda de nossas famílias e iniciativas como essa permitem avançar na melhoria da qualidade genética do rebanho bovino do município e, consequentemente, no aumento da produção leiteira das propriedades atendidas”, frisa o gestor.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU