Publicidade
Região
Planalto: QR Code em cemitério facilitará acesso a túmulos e jazigos
Município também adquiriu novo terreno para ampliar espaço dedicado aos entes queridos, além da construção de passeios na rua que dá acesso ao local
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 27 de setembro de 2021 às 11:23h
Atualizado em: segunda, 27 de setembro de 2021 às 11:35h

Para garantir um espaço mais ordenado no Cemitério Municipal, a Administração de Planalto está executando um projeto que prevê várias melhorias no local dedicado aos entes queridos. Inicialmente, a prefeitura está construindo um passeio na rua Padre Vitório Serráglio, que dá acesso ao cemitério. “A rua é um local bem movimentado, pois ali passam veículos que vão em direção às linhas Sete de Setembro, São Roque e São José, bem como para Rodeio Bonito. Então, quando tem um enterro, os familiares precisam andar no meio da rua, sem falar que o cemitério é um local que recebe visitas diariamente. Assim, estamos construindo essa calçada para que as pessoas possam ir de forma mais segura e também como lazer, para aqueles que gostam de fazer suas caminhadas diárias”, explica o prefeito Cristiano Gnoatto.

Publicidade
Calçada está sendo construída na rua Padre Vitório Serráglio, que dá acesso ao cemitério (Foto: Prefeitura de Planalto/Divulgação)


Além dos passeios, o Poder Executivo contratou uma empresa para a implantação de QR Code no cemitério. O uso da tecnologia auxiliará a procura de túmulos e jazigos, principalmente para aqueles familiares que não residem mais no município. “O zelador já fez o cadastro de todos os sepultados e o Cemitério Municipal foi dividido em sete quadras. Cada quadra possui várias ruas, então, por exemplo, a quadra 1 tem 18 ruas, com 415 enterros e esse QR Code irá facilitar as pessoas na hora de encontrarem onde seus entes querido foram sepultados”, detalha Gnoatto.
De acordo com o prefeito, no momento, o projeto está em fase de atualização da maquete, tendo em vista a aquisição de um novo terreno, com oito mil metros quadrados, ao lado do atual cemitério. “O município publicou um novo decreto que regulamenta todas as construções na área do Cemitério Municipal. Então, será necessário solicitar a expedição de um alvará para que o túmulo ou jazigo construído esteja de acordo”, finaliza o prefeito.    
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU