Publicidade
Volta às aulas
Escolas públicas da região se preparam para receber alunos
Confira o cronograma de retorno das aulas nos municípios da abrangência do AU
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: sexta, 30 de abril de 2021 às 15:44h
Atualizado em: sexta, 30 de abril de 2021 às 15:45h

As escolas de todo o Estado se preparam para receber os alunos novamente em suas salas, após mudanças nas regras da salvaguarda, que possibilitaram todo o RS ficar em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, permitindo, assim, o retorno presencial das aulas. 

Publicidade

Na rede estadual, a Secretaria Estadual de Educação definiu o cronograma de volta dos alunos. Já na rede municipal, vários municípios ainda aguardavam algumas definições, até a publicação desta notícia, para cravar os dias em que alunos poderão voltar às salas. 

Em todos os níveis e redes, o retorno será no modelo híbrido, ou seja, os estudantes terão aulas presenciais nas escolas, mas também contarão com atividades remotas. No ensino fundamental, a carga horária dos alunos será de três horas presenciais e uma remota, enquanto no ensino médio serão realizadas três horas presenciais e duas remotas.

Também, em todos os níveis educacionais, a volta às escolas das crianças e adolescentes será opcional a cada família. Neste sentido, cada pai, mãe ou responsável está recebendo ou já recebeu os termos de responsabilidade, que precisam ser assinados para permitir a volta dos estudantes aos educandários. Quem optar seguir com os estudos virtualmente, será possível fazê-lo.

*Confira a matéria completa na edição impressa do AU deste sábado, 1º de maio

Saiba como está o cronograma de volta às aulas nas redes municipais da região (até a publicação desta notícia)

Alpestre – Retornará em 10 de maio, para todas as turmas do ensino fundamental e educação infantil.

Ametista do Sul – Retornará na segunda-feira, 3, para educação infantil e todas as séries do ensino fundamental.

Boa Vista das Missões – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.

Caiçara – Retornará na segunda-feira, 3, com educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Na quarta-feira, 5, voltam o 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e no dia 10 de maio, do 6º ao 9º anos da rede municipal.

Cerro Grande – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas cogitava retornar no dia 10 de maio.

Cristal do Sul – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas cogitava efetuar o retorno a partir do dia 12 de maio.

Dois Irmãos das Missões – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas a previsão era retomar no fim de maio.

Erval Seco – Programa o seu retorno a partir de 17 de maio.

Frederico Westphalen – Retorna na segunda-feira, 3, a educação infantil e os 1º e 2º anos do ensino fundamental. No dia 10 de maio, retornam às salas os alunos do 3º, 4º e 5º anos e no dia 17 de maio, o 6º e o 9º anos do ensino fundamental.

Iraí – Ainda não havia divulgado o cronograma até o fechamento desta edição.

Jaboticaba – Prevê retornar às aulas no dia 10, mas com possibilidade de alteração na data.

Novo Tiradentes – Reportagem não conseguiu contato até o fechamento desta edição.

Palmitinho – Retornará na segunda-feira, 3, para o Pré A e Pré B da educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Demais níveis e turmas terão o retorno escalonado a partir da segunda semana de maio.

Pinhal – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.

Pinheirinho do Vale – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.

Planalto – Está programado para acontecer a partir de 10 de maio.

Rodeio Bonito – Retorno dia 10 de maio para todas as turmas e níveis da rede municipal. Termo de responsabilidade para os pais será disponibilizado na próxima semana.

Seberi – Reportagem não conseguiu contato até o fechamento desta edição.

Taquaruçu do Sul – Retornará na segunda-feira, 3, com todas as turmas do ensino fundamental, além do Pré A e Pré B da educação infantil. Na terça-feira, 4, retorna a Creche 3 e na quarta-feira, 5, Creche 2, ambos da educação infantil.

Vicente Dutra – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas cogitava retornar no dia 10 de maio.

Vista Alegre – Retornará em 10 de maio para todas as turmas do ensino fundamental e Pré A e B da educação infantil. Os demais níveis do ensino infantil voltarão em outras datas.

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU