Publicidade
Justiça
Ataque hacker ao site do TJ-RS também afeta Comarca de FW
Desde a quarta-feira, 28, portal passa por instabilidade em decorrência do ataque de origem estrangeira
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: sexta, 30 de abril de 2021 às 14:33h
Atualizado em: sexta, 30 de abril de 2021 às 14:34h

Desde a quarta-feira, 28, o site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) vem sendo alvo de ataques hackers originados de fora do país. Por conta disso, entre as medidas de precaução, o acesso ao portal foi restringido pelo Tribunal para advogados e a população. Além disso, uma normativa suspendeu os prazos processuais, para se evitar prejuízos as partes interessadas em decorrência das dificuldades ou limitações de acesso.

Publicidade

Essa realidade também afetou a Comarca de Frederico Westphalen, conforme o juiz titular da 2ª Vara da Comarca de FW, Marco Aurélio Antunes dos Santos. “Durante a quarta-feira, 28, e em parte da quinta-feira, 29, nenhum sistema funcionou adequadamente, acarretando na impossibilidade de movimentação processual e na suspensão das audiências. O expediente ainda permanece exclusivamente interno. A partir do fim de quinta-feira alguns sistemas voltaram a operar, principalmente o EPROC, que é o novo sistema de processo eletrônico”, detalha o magistrado.

Apesar das dificuldades, algumas situações que demandavam celeridade ou urgência de análise pelo Judiciário seguiram acontecendo, através da utilização de canais externos. Com isso, prisões em flagrantes e outras situações urgentes tiveram prosseguimento na Comarca frederiquense.

Até a publicação desta notícia, ainda não havia detalhamento sobre a solução dos problemas causados pelo ataque. Desta forma, também não havia previsão do retorno da contagem dos prazos processuais. Os técnicos do TJ-RS trabalham para tentar evitar perdas de processos e cessar o ataque hacker.

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU