Publicidade
Pesquisa
Estudo Epicovid-19 aponta que duas milhões de pessoas já tiveram contato com o vírus
Dados mostram que uma a cada 5,5 pessoas possui anticorpos para a doença
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: sexta, 30 de abril de 2021 às 14:01h

Nesta quinta-feira, 29, o Governo do Estado e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentaram os resultados da décima etapa do Estudo Epicovid19-RS, realizado entre os dias 9 e 12 de abril. Conforme os dados, a prevalência da presença do vírus no RS aumentou. 

Publicidade

De acordo com o estudo, a estimativa é de que mais de dois milhões de pessoas já tiveram contato com a doença no Rio Grande do Sul. Isso representa uma prevalência da doença de 18,1%, percentual que subiu 8,1% em relação a etapa anterior, realizada entre 5 a 8 de fevereiro. 

A atual proporção de pessoas que já tiveram o contato com a doença no Estado é de uma para cada 5,5 habitantes. Foram entrevistados nesta décima etapa 4,5 mil pessoas, das quais 4.446 tiveram testes válidos. A aplicação dos testes e entrevistas aconteceram em nove cidades gaúchas (Uruguaiana, Santa Maria, Ijuí, Canoas, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas), que são alvo da pesquisa desde o início de sua aplicação no ano passado. 

Nesta etapa do estudo, foram incluídas novas análises, como a cobertura vacinal. Os resultados mostram que dos entrevistados, 26,1% já receberam a primeira dose, e 13,2% receberam a segunda. O objetivo do estudo é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19, avaliar a velocidade de expansão da infecção e fornecer indicadores precisos para subsidiar políticas de enfrentamento da pandemia. A pesquisa conta com financiamento do Todos Pela Saúde, Banrisul, Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.

 

Fonte: O Alto Uruguai/Governo RS
Vitrine do AU