Publicidade
Nativismo
Carijo: divulgada a programação de comemoração aos 36 anos
As atividades serão realizadas de 6 a 30 de maio
Por: Cíntia Henker
Publicado em: sexta, 30 de abril de 2021 às 11:26h

O lançamento das atividades comemorativas aos 36 anos do Carijo da Canção Gaúcha foi realizado na manhã de quinta-feira, 29, por meio de uma coletiva de imprensa, na sede da Prefeitura de Palmeira das Missões. As atividades serão realizadas de 6 a 30 de maio e o anuncio foi feito pelo prefeito Evandro Massing, e o vice Régis Lorenzoni.

Publicidade

A programação oficial foi apresentada pela secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Andreia Nerling e pela coordenadora do Departamento de Políticas Culturais, Bianca Manfrin.

 

Confira a programação: 

6/5 – Acendimento da Chama do Carijo

Cavalgada

Solenidade de Abertura das Atividades Comemorativas aos 36 anos de Carijo

Mesa Redonda: a História da Vilinha- O encontro, online, visa resgatar elementos históricos da Vilinha da Palmeira em uma mesa redonda aberta ao debate de historiadores palmeirenses. Para isso, o evento contará com a presença de Lurdes Ardenghi, Cristiane de Bortoli, Áxsel Batistella de Oliveira e Marlene Galvão;

10/5 – Senta que lá vem a História em comemoração ao Dia do Município e ao Carijo: o Senta que Lá Vem História é um quadro literário que integra a agenda cultural da SMCT e acontece todo mês. Em maio, a contação de histórias terá foco voltado às raízes históricas de Palmeira. 

 

12/4 – Oficina Chimarrão, Gastronomia, Saúde e Sustentabilidade: a Versatilidade da Erva-Mate com a Emater: propõe abordar os benefícios da erva-mate para a saúde e sua versatilidade, ensinando técnicas de chimarrão e receitas com a planta;

 

14/5 – Oficina da História do Lenço com Ramiro Grethe: a oficina tem como propósito apresentar o protagonismo do lenço na composição da sociedade rio-grandense na história. Em vídeo, Ramiro irá tratar sobre o acessório da indumentária gaúcha e sua relevância, tais como o significado das cores e dos tipos de nós, ensinando como fazer. Ao fim da atividade, o instrutor irá propor um desafio online à comunidade palmeirense: o Desafio do Lenço, cujo objetivo é interagir com o público, desafiando-os a fazer uma das amarrações e postar em suas redes marcando a SMTC. O participante que tiver mais curtidas em sua publicação, ganhará um prêmio.

 

17/5 – Oficina de Artesanato de Confecção de Pingente de Cuia com Emater: a oficina propõe mostrar o processo de fabricação de uma cuia, e a partir disso ensinar técnicas como fazer um pingente de cuia. A atividade, a princípio, será online, limitada para um número específico de pessoas inscritas. A inscrição será feita por formulário, disponibilizado nas redes da instituição. Contudo, caso haja flexibilidade de bandeiras para vermelha/laranja, será realizada presencialmente com número reduzido de pessoas.

 

19/5 – Oficina de Vestimentas com o historiador Henrique Lima: por meio de vídeo nas redes sociais do Carijo e da SMCT, a oficina objetiva tratar da evolução das vestimentas gaúchas ao longo dos anos, bem como, as formas corretas de usar a pilcha em determinada ocasião;

 

21/5 – Ação social em parceria com o MTG: distribuição de marmitas de pratos típicos gaúchos (carreteiro e mandiocada) a famílias em situação de vulnerabilidade;

 

23/5 – Talk Show Personalidades Carijeiras: em um bate-papo descontraído, importantes personalidades que contribuíram para a história do Festival, irão relembrar a trajetória do Carijo da Canção Gaúcha, para fomentar o debate, terá a participação de Antônio Léo Rodrigues, Rômulo Chaves, Helton Zanchi e Antônio Korsack;

 

25/5 – Lançamento da Linha de Camisetas do Carijo: Gabriela Canizares, estudante de Design de Moda, desenvolveu para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, juntamente com a SMCT, um projeto de confecção de camisetas em malha sustentável (50% algodão orgânico e 50% poliéster pet), com estamparia das composições vencedoras da fase local do Carijo da Canção Gaúcha, valorizando os poetas palmeirenses. Desse modo, em um desfile/live, será realizado o lançamento da coleção, anunciando a pré-venda, cujo  valor de cada camiseta será em torno dos R$ 45,00. 

 

26/5 – Oficina sobre Composição e Direitos Autorais com Cristiano Sonntag e José Ricardo Nerling: a atividade busca trazer, de forma prática, o processo de composição das melodias e também elucidar sobre os Direitos Autorais do compositor. Ambiciona-se criar, em conjunto aos participantes, uma canção durante o evento. Para participar da oficina será preciso inscrever-se por formulário. O evento será totalmente online por plataforma digital.

 

28/5 - Carijinho - Fase Local

08 horas - Recepção e credenciamento dos participantes

08h30min - Passagem de Som, Classificados na Categoria Piá

14 horas - Passagem de Som, Classificados na Categoria Piázote

20 horas - Apresentações do Carijinho

21h30min - Show de Intervalo 

22 horas - Divulgação e premiação dos ganhadores

 

29/5 - Carijo em Casa 

Para agregar à programação alternativa, a SMCT estará promovendo a atividade “Carijo em Casa”, evento que trará, literalmente, o Carijo até a casa da comunidade palmeirense. Em um show móvel, em cima de um trio elétrico, artistas locais irão se apresentar nos bairros do município. 

 

30/5 - Show Drive-in com Cristiano Quevedo e Joca Martins

Para finalizar a programação, um espetáculo de renome com os artistas Cristiano Quevedo e Joca Martins, no modelo drive-in, para celebrar, em segurança, os 36 anos de Carijo, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong.

Fonte: Ascom de Palmeira das Missões
Vitrine do AU