Publicidade
Saúde
Estão abertas inscrições para o Laboratório de Inovação
Seleção vai até a sexta-feira, 17, e ações serão apresentadas em congresso sobre o tema e subsidiarão políticas públicas
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quarta, 15 de setembro de 2021 às 08:00h

As inscrições para o “Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras” vão até sexta-feira, 17. A ideia é que as iniciativas que estimulem o tema na sociedade possam colaborar com a elaboração de um conjunto de recomendações para políticas públicas setoriais e intersetoriais.

Publicidade

O Laboratório de Inovação é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP).

 

Quem pode se inscrever?

Para participar, é necessário cadastrar uma pessoa responsável pela iniciativa e preencher o formulário disponível na plataforma do Ministério da Saúde. Podem se candidatar profissionais do serviço público, coletivos de produtores, cooperativas, mulheres rurais, agricultores familiares, profissionais de saúde, profissionais da educação, gestores de todos os setores, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, organizações e associações da sociedade civil.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, explica que “o objetivo é identificar, selecionar e divulgar experiências bem-sucedidas, inspiradoras e replicáveis, de incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras pela população brasileira”, detalha.

Gestores e outros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) são incentivados a inscrever suas iniciativas coletivas no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), estratégias que se baseiam no uso de tecnologias, como Telessaúde e eHealth. Além de ações que estimulem habilidades culinárias, produção para o autoconsumo, valorização de alimentos regionais, e educação alimentar, nutricional ou de incentivo à agricultura urbana em escolas, serviços de assistência social e de saúde, entidades prisionais e outras instituições.

 

Exemplos de experiências

São exemplos de experiências: os circuitos curtos, que valorizam os alimentos da sociobiodiversidade, o fomento à produção orgânica e de base agroecológica, a oferta de assistência técnica que valorize, recupere e fortaleça práticas alimentares ancestrais, as atividades de transição agroecológica, as iniciativas que busquem reduzir as perdas e o desperdício de alimentos e, as atividades de inovação tecnológica no processamento de alimentos da biodiversidade brasileira.

As experiências selecionadas serão divulgadas em uma publicação, e os autores serão convidados a apresentá-las no Congresso Internacional do Ano de Frutas, Legumes e Verduras.

 

O congresso

Em dezembro, o Ministério da Saúde vai promover o Congresso Internacional do Ano de Frutas, Legumes e Verduras. O evento tem o objetivo de disseminar informações técnico-científicas para a construção de políticas intersetoriais que promovam a produção, o abastecimento e o aumento do consumo desses alimentos.

Além disso, o congresso terá espaço para apresentações de experiências selecionadas no Laboratório de Inovações. “É fundamental que o Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), promova espaços de discussão e proposição de ações em conjunto com parceiros de governo, gestores, especialistas e profissionais envolvidos no desenvolvimento de ações nos territórios”, defende Gisele Bortolini.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Ministério da Saúde
Vitrine do AU