Publicidade
Região
Obras de infraestrutura modernizam Seberi
Diversas ruas e avenidas estão recebendo pavimentações asfálticas e com pedras irregulares, melhorando a trafegabilidade e valorizando os moradores
Por: Daiane Pereira, Gustavo Menegusso
Publicado em: quinta, 09 de setembro de 2021 às 09:44h
Atualizado em: quinta, 09 de setembro de 2021 às 09:48h

Seberi é uma das cidades da região com grande potencial de desenvolvimento. A localização geográfica, às margens da BR-386, é um dos fatores que vêm contribuindo para o município atrair novos investidores e, consequentemente, mais empresas e moradores. 
Em plena expansão, a administração municipal e Poder Legislativo também exercem um papel primordial, com incentivos e projetos em prol do desenvolvimento de diversos setores. Na área da infraestrutura urbana, por exemplo, a prefeitura vem dando continuidade a obras iniciadas na gestão anterior e também ampliando os trabalhos para que mais ruas sejam contempladas com pavimentações, beneficiando ainda mais os motoristas e moradores.

Publicidade

Pavimentação asfáltica da rua Bento Gonçalves está 97% concluída
As obras de pavimentação asfáltica da rua Bento Gonçalves estão em fase de conclusão, sendo que cerca de 97% dos serviços realizados pela empresa contratada pela prefeitura já foram concluídos. “Falta a iluminação complementar dessa rua e algumas pinturas, com demarcações para estacionamento de cadeirantes, idosos e demais sinalizações necessárias”, afirma o engenheiro responsável pela obra, Rafael Souza Conceição. 
Além do asfalto, também foram realizadas obras de drenagem na via, passeio com acessibilidade, sinalização vertical e horizontal, pinturas e calçadas. O valor total é de R$ 4,4 milhões, com recursos com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 
Além de melhorar a segurança, a trafegabilidade e estética das ruas da cidade, a comunidade há muito tempo esperava por essas obras. Os moradores veem como muito positivo as pavimentações. Para a professora aposentada, Tania Bonadiman, que reside há quase 40 anos na rua Bento Gonçalves, e criou seus filhos no local, as melhorias foram muito importantes. “Eu tinha que fazer a calçada em frente da minha casa, ia gastar bastante, mas agora com essa obra facilitou muito e tudo ficou melhor. Com a iluminação, nosso bairro ficará ainda mais seguro, poderemos caminhar com mais segurança”, relata Tania.
De acordo com a moradora, devido a nova sinalização, os motoristas passaram a respeitar mais os espaços de estacionamento. “Antes, as pessoas não respeitavam e estacionavam os carros na frente da minha garagem, mas agora com as pinturas de sinalização eles não fazem mais isso”, finaliza a moradora.

Projeto é encaminhado ao programa Pavimenta
Segundo a secretária do Desenvolvimento, Marlise da Silva, a administração municipal encaminhou ao programa Pavimenta, do Governo do RS, um projeto de pavimentação asfáltica das ruas Júlio de Castilhos e Davi Canabarro, totalizando 18.644,81 metros quadrados e um valor estimado para a obra de R$ 1.858,332,55. Agora, o município fica no aguardo da contemplação do projeto no programa estadual.

Pavimentação com pedras irregulares chega a centenas de residências
Com as pedras que foram retiradas da rua Bento Gonçalves, a prefeitura está executando o calçamento em diversas ruas que até então eram de chão batido, como a Procópio de Queiroz, Rosa Ortigara Hemielewski, rua D, rua G, David Canabarro, rua Herminia Mazzon, Geronimo Hemielewski, Travessa Vergilio Kerber, Travessa Valter Doring, Marino Camargo, Pedro Gemelli, Adolfo Hemielewski e Getúlio Primo Pertile. Nessas vias serão realizadas melhorias em 18.177 metros quadrados. De acordo com o engenheiro, a prefeitura contratou uma empresa para realizar a mão de obra desse calçamento. “No projeto da rua Bento Gonçalves foi exigido que 80% da pavimentação tivesse a estrutura totalmente nova, sendo necessário retirar as pedras de grande trecho, então elas foram reutilizadas para novos calçamentos em mais ruas. Essa obra iniciou há pouco tempo e está 24% concluída”, explica Conceição.
Já nas ruas Pinheiro Machado, Geronimo Hemielewski e Marcelina Hemielewski, além da pavimentação com pedras irregulares, serão realizadas obras de construção de passeios com acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e 2.796,83 metros quadrados de drenagem pluvial (feitas pela prefeitura) e 11 bocas de lobo para captação de água. O projeto foi executado com recursos de emenda do deputado federal Marcelo Brum (PSL), mais contrapartida da atual administração.
Uma das famílias beneficiadas com as pavimentações nas ruas Pinheiro Machado e Geronimo Hemielewski é a de Osmar Antônio Cocco, que atualmente reside na esquina, no cruzamento entre as duas ruas. Ele se mudou com sua esposa, Maria Sarturi Cocco, para a área urbana de Seberi há mais de 10 anos e recorda que quando chegou não havia praticamente nada de estrutura no local. “Quando construímos a casa, nem cascalho tinha nas ruas, era chão batido e só tinha uma casa nesse bairro, agora temos apenas um ou dois terrenos vazios, isso mostra que a cidade está se desenvolvendo”, conta o morador.
Seu Osmar está muito contente com as melhorias. Além disso, ele auxilia os funcionários que estão trabalhando nas obras, leva água e está sempre por perto, disposto a ajudar no que for necessário. “Estamos muito felizes com as obras, agradeço a atual administração e a anterior. Eu acredito, sempre acreditei, nós temos que lutar para conseguir as coisas, eu sou da comunidade. Hoje eu ajudo os funcionários no que posso e acompanho tudo de perto, com muita ansiedade e felicidade”, destaca Cocco.
Segundo o prefeito Adilson Balestrin, a atual gestão está comprometida em fazer um trabalho diferenciado no município em prol da população e a área de infraestrutura sempre receberá uma atenção especial, tendo em vista que Seberi está, a cada ano, se desenvolvendo mais e atraindo novos olhares de toda a região e o Estado.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU