Publicidade
FW
Centro Cultural 25 de Julho recebe visita do adido cultural do Estado
Ainda neste mês, entidade será agraciada com a Distinção da Imigração Alemã 2021
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quarta, 08 de setembro de 2021 às 08:34h
Atualizado em: quarta, 08 de setembro de 2021 às 08:39h

O Centro Cultural 25 de Julho, de Frederico Westphalen, recebeu em suas dependências, no dia 2 deste mês, a visita do adido cultural do Estado do Rio Grande do Sul, o cantor Cesar Oliveira. Na ocasião, estiverem presentes membros da diretoria, sócios, representantes dos grupos de danças folclóricas e os arquitetos do projeto da nova sede da entidade.
Durante a visita, Oliveira teve a oportunidade de conhecer o projeto, o qual tem o objetivo de permitir à população a participação em atividades culturais, promovendo a cultura de imigração alemã, além de possibilitar um espaço de inclusão na cadeia de produção cultural e promover o turismo cultural na região.
Para o presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Igor Senger, a visita de Cesar Oliveira foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade ao longo destes 30 anos de história. “Foi um momento de demonstrar pessoalmente todo o sentimento e dedicação que os integrantes desta entidade cultural têm em prol da cultura”, frisou.
No encontro, os integrantes do Centro Cultural tiveram a oportunidade de entregar em mãos para o adido cultural o projeto da sede. “É um projeto audacioso, e temos a certeza que irá somar muito à cultura de Frederico Westphalen e região, bem como ao nosso turismo. É gratificante saber que estamos chamando atenção de lideranças culturais de nosso Estado", destacou Alessandro Dalpiva, tesoureiro da entidade.
Cesar Oliveira destacou que a valorização e preservação das culturas é muito benéfica para a cadeia produtiva da cultura e, principalmente, pela valorização das etnias. Ainda, parabenizou o trabalho que os integrantes da etnia alemã estão realizando e destacou a importância de os jovens estarem à frente desse processo de preservação da identidade cultural do Estado do Rio Grande do Sul. “Aproveito para parabenizar o Centro Cultural 25 de Julho pelos novos trajes, que foram conquistados pelos recursos da Lei Aldir Blanc. Essas vestimentas trazem junto esse sentido do resgate da história, o que é muito importante e bonito”, declarou.

Publicidade

Distinção da Imigração Alemã
O Museu Histórico Visconde São Leopoldo, de São Leopoldo, e o Centro Cultural 25 de Julho, de Frederico Westphalen serão homenageados com a Distinção da Imigração Alemã 2021, instituída pela Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (Feccab), pelo Centro Cultural 25 de Julho, de Porto Alegre, e pela Comissão das Comemorações da Imigração Alemã.
A homenagem acontecerá no dia 18 de setembro, às 20 horas, em reunião virtual pela plataforma Zoom.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU