Publicidade
Melhor artigo
Seberiense destaca-se em evento científico nacional
Giovana Ceolin é aluna do curso de Engenharia de Telecomunicações da Unipampa
Por: Suseli Cristo
Publicado em: segunda, 06 de setembro de 2021 às 16:57h
Atualizado em: segunda, 06 de setembro de 2021 às 17:03h

Por meio de um projeto coordenado pelo professor Lucas Severo, na área de Microeletrônica para Telecomunicações, do curso de Engenharia de Telecomunicações, da Unipampa, teve uma aluna em destaque com o seu artigo científico.
O trabalho de pesquisa de Giovana Ceolin, que é seberiense, filha de Odi Ceolin e Elenita Pegoraro, vem sendo produzido desde 2019, ficando em destaque após o julgamento feito por uma comissão acadêmica em nível nacional, no Fórum de Estudantes de Microeletrônica (SFORUM).
O trabalho premiado faz uma abordagem sobre a diminuição de energia consumida nos dispositivos, o que ocasiona em inovações tecnológicas. No projeto, Giovana estuda novas técnicas baseadas em circuitos integrados (popularmente conhecidos como chips), que possuam baixo consumo de potência. O fato de os dispositivos se comunicarem sem fio com a internet por meio da rede wi-fi ou com outros dispositivos via bluetooth é um dos principais motivos do alto consumo de energia, e pensando nisso, a seberiense aborda a otimização dos principais circuitos utilizados na comunicação sem fio, e entre eles estão os amplificadores de baixo ruídos (conhecidos como LNA, do inglês Low Noise Amplifiers).
– O trabalho de pesquisa que eu e o professor Lucas realizamos é algo muito interessante, pois favorece a criação de novas tecnologias. Estamos muito felizes com o prêmio de melhor trabalho e aguardando ansiosamente pela vinda do chip, que já foi fabricado. Para os alunos que têm interesse em iniciação científica, eu aconselho para que busquem seus professores, troquem ideias e comecem o quanto antes. Pois além de ter a oportunidade de fazer algo de sua área de interesse, você tem oportunidades de participar de grandes eventos e conhecer pessoas novas. O trajeto é longo e possui vários desafios, mas é gratificante, pois a pesquisa de hoje é a tecnologia do amanhã. É importante frisar, também, que o trabalho que eu venho desenvolvendo tem alimentação de tensão de 0,4 Volts, que é 3,7 vezes menor do que as pilhas que a gente usa em casa – destaca Giovana.
O Fórum de Estudantes de Microeletrônica (SFORUM) é promovido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e conta com a participação de pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Neste ano, o evento ocorreu de forma on-line. 
O desenvolvimento do projeto da Giovana é realizado em parceria com o Grupo de Arquitetura de Computadores (Gama), da Unipampa-campus Alegrete, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU