Está respondendo pela coordenação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cigres), com sede em Seberi, o ex-prefeito de Iraí, Antonio Vilson Bernardi. O gestor está à frente da função há cerca de 50 dias, buscando dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado pelas coordenações anteriores.
Presidido pelo prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, o Cigres atende, atualmente, 31 municípios localizados no Médio Alto Uruguai e também na região Celeiro. Recebe 65 toneladas de lixo todos os dias, sendo responsável pela destinação correta de todo esse volume de resíduos.
– Estamos dando sequência aos trabalhos que já vinham sendo realizados no Cigres e buscando novas ferramentas e tecnologia para qualificar ainda mais os processos para atender a demanda diária que recebemos. É importante salientar que a comunidade regional faça algo muito simples, que é a separação do lixo em casa, em seco e orgânico, pois isso facilita muito o que é feito aqui no Cigres – solicitou o novo coordenador.
Entre os projetos em andamento no Cigres, destaque para a produção de compostagem, iniciativa que aguarda recursos do Ministério das Cidades, na ordem de quase R$ 1 milhão, para que este processo possa ser colocado em prática. A expectativa é de que o repasse ocorra neste segundo semestre de 2025.
Segundo o prefeito de Novo Tiradentes e presidente do Cigres, Luiz Carlos Benedette, a escolha do ex-prefeito Vilsinho foi natural, por sua experiência e seriedade. "Com a nomeação do Edmilson Pelizari como secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, precisávamos de alguém de confiança para assumir a coordenação do Cigres. O Vilson Bernardi já integrava o conselho administrativo na gestão passada e tem ampla experiência como gestor, com dois mandatos de prefeito”, salientou.
Benedette ainda acrescentou que a escolha do nome de Vilson Bernardi foi muito bem aceita pelo grupo de prefeitos dos municípios que integram o Cigres. “Temos certeza de que o Vilsinho dará continuidade ao bom trabalho que vem sendo realizado. Ele já nos ajudou anteriormente e continuará contribuindo com responsabilidade e dedicação. Estamos felizes com essa decisão e confiantes de que o Cigres seguirá prestando serviços essenciais à nossa região da melhor forma possível”, finalizou.