Publicidade
Educação
Frederico Westphalen debate excelência e avaliação no ensino público
Seminário promovido pela Secretaria de Educação reúne educadores, gestores e especialistas para discutir práticas avaliativas e indicadores de desempenho
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 08 de julho de 2025 às 09:51h
Atualizado em: terça, 08 de julho de 2025 às 09:55h

Frederico Westphalen realiza, nesta terça-feira, 8, o 1º Seminário de Realinhamento de Ações de Avaliação Externa e Excelência, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). Realizado no auditório da URI/FW, o encontro reúne professores, gestores escolares e especialistas da área para refletir sobre os caminhos da avaliação como instrumento de transformação no processo educativo.
Com o lema “Avaliar é acolher, orientar e transformar!”, o evento tem como destaque a palestra magna da professora Dra. Luci Mary Duso Pacheco, que aborda a importância de ressignificar as práticas avaliativas no contexto da escola pública. Ainda pela manhã, a mesa temática “Entre números e narrativas” apresenta indicadores da educação local, com condução do professor Cesar Artur Ataudt Follmann e da equipe da Smec.
À tarde, o seminário irá se dividir em atividades específicas por segmentos. Gestores participarão de um debate com a professora Dra. Elisabete Cerutti, diretora da URI/FW, sobre estratégias para potencializar resultados a partir da gestão da avaliação. Simultaneamente, professores poderão acompanhar a palestra da Dra. Juliane Claudia Piovesan, que trata da avaliação como ação pedagógica.
O encerramento contará novamente com a presença da professora Luci Mary Duso Pacheco, que abordará o papel da avaliação na colheita de bons resultados a partir de boas práticas escolares. O evento conta com apoio da URI/FW, CRECE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU).
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai