O deputado federal e presidente estadual do Progressistas no Rio Grande do Sul, Covatti Filho, anunciou na segunda-feira, 30, sua pré-candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2026. A decisão foi comunicada durante reunião da comissão eleitoral do partido, após a entrega de um manifesto assinado por uma ampla comitiva de prefeitos e lideranças municipais, que defendem candidatura própria da sigla ao Palácio Piratini.
– Confesso que já vinha pensando nisso há algum tempo. Chega um momento em que precisamos aceitar novas missões. A partir de hoje, coloco meu nome à disposição e vou buscar construir, junto com a família progressista, essa pré-candidatura. Sempre com respeito a quem mais queira participar, mobilizando o partido e, principalmente, pensando no que é melhor para o nosso Estado –, afirmou Covatti.
Segundo o parlamentar, o Rio Grande do Sul vive um novo ciclo e o Progressistas, em federação com o União Brasil, está preparado para oferecer uma alternativa sólida de centro-direita. “O Progressistas tem capilaridade, trajetória e lideranças prontas para liderar um projeto com lado, com pauta, mais próximo das famílias, do setor produtivo e dos municípios”, declarou.
O manifesto entregue a Covatti reúne apoio de 125 prefeitos e 89 vice-prefeitos, além de vereadores e presidentes municipais do partido. As assinaturas representam 71% dos prefeitos e vices eleitos pelo Progressistas no Estado.