Publicidade
Tradicionalismo
Palmeirense é a 3ª Prenda do RS
Maitê Lorenzoni Antonini representa o 35 CTG e a 17ª RT
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 20 de maio de 2025 às 13:37h
Atualizado em: terça, 20 de maio de 2025 às 13:43h

A cidade de Palmeira das Missões volta a figurar entre os destaques do tradicionalismo gaúcho. No último fim de semana, Maitê Lorenzoni Antonini, natural do município, conquistou a faixa de 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, em certame realizado durante a 54ª Ciranda Cultural de Prendas, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em Osório.
Representando o 35 CTG, entidade que neste ano completa 75 anos, a nova prenda estadual emocionou ao relembrar sua trajetória enraizada na cultura gaúcha e na história do tradicionalismo. Com apenas três anos, ela já participava das invernadas do CTG Galpão da Boa Vontade, de onde guarda as primeiras lembranças no meio artístico-cultural. 
– Minha relação com a cultura gaúcha transcende as barreiras do tempo – afirma a jovem, citando com orgulho sua linhagem tradicionalista. Ela é tataraneta de Leonel Rocha, o general peão da Coluna de Palmeira na Revolução de 1923, e neta de Ivany de Lima Lorenzoni, a primeira 1ª Prenda do mesmo CTG, em 1958. Ainda criança, aos seis anos, conquistou sua primeira faixa, de Prendinha Dente-de-Leite.

Publicidade

Estado
E não foi esta a primeira vez que ela participou do certame estadual.  Em 2012, aos 11 anos, consagrou-se 3ª Prenda Mirim do RS. Na ocasião, foi a primeira representante da 17ª Região Tradicionalista a conquistar um título estadual. Agora, 12 anos depois, repete o feito — e entra para a história como a única prenda da 17ª RT a ter dois títulos estaduais.
Na disputa deste ano, concorreu com outras 21 candidatas, na categoria adulta. O maior desafio, segundo ela, foi conciliar a intensa preparação com a rotina de estagiária interna do curso de Medicina na Unijuí. “Durante um ano e meio, preparei-me incansavelmente. Não houve descanso. Cada momento livre foi dedicado aos estudos e às atividades culturais. Houve lágrimas e incertezas, mas também muito apoio”, relata.
Além de agradecer a sua entidade tradicionalista, ela dedica a conquista à família e amigos, especialmente, à mãe Anete e à tia Zizi, a quem chama de “luzes em meio à escuridão”. “São vencedoras também destes dois títulos que levo com orgulho pela 17ª RT”, conclui.

Confira as prendas do RS 2025/2026

3ª Prenda Mirim: Olívia Duarte Rocha - 5ª RT - CTG Sinuelo da Liberdade - Encruzilhada do Sul 
2ª Prenda Mirim: Sofia Luisa Schnorr Fleck - 30ª RT - CTG Querência de Nova Hartz - Nova Hartz
1ª Prenda Mirim: Isabeli de Lima - 22ª RT - CTG Querência Azaleia - Parobé 


3ª Prenda Juvenil: Katarine Peripolli Dias - 9ª RT - CTG Clube Farroupilha - Ijuí
2ª Prenda Juvenil: Amanda Kothe Bartz - 5ª RT - CTG Lanceiros de Santa Cruz - Santa Cruz do Sul 
1ª Prenda Juvenil: Gabriela Thoen Krause - 27ª RT - CTG Manotaço - Gramado 


3ª Prenda do RS: Maitê Lorenzoni Antonini - 17ª RT - 35 CTG - Palmeira das Missões 
2ª Prenda do RS: Amanda Rochol Farias - 1ª RT - CTG Lanceiros da Zona Sul - Porto Alegre
1ª Prenda do RS: Laura Laís Durli - 19ª RT - CTG Sentinela da Querência - Erechim
      

Fonte: Jornal O Alto Uruguai