O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta terça-feira, 13, o envio de notificações para os 9 milhões de beneficiários que sofreram descontos indevidos nos seus benefícios. Aqueles que não têm descontos associativos irão receber uma mensagem informando que está tudo regular. De acordo com o INSS, 27 milhões de cidadãos não foram afetados pelo golpe.
Como evitar golpes?
Todo processo de notificações para o reembolso, será feito pelo Meu INSS (aplicativo de celular, navegador web e telefone 135), vale ressaltar que o INSS nunca solicita informações confidenciais por meio de mensagens ou ligações de números não oficiais. Além do mais, o processo de reembolso não exige nenhum tipo de pagamento prévio. Se alguém solicitar valores para liberar o benefício, trata-se de um golpe!
Garantia
O INSS assegura que todos os beneficiários que sofreram descontos indevidos terão seus valores restituídos. Se a entidade não efetuar o reembolso, a Advocacia-Geral da União (AGU) tomará medidas legais contra ela. Além disso, o INSS informa que os segurados não precisarão apresentar nenhum documento, pois o próprio instituto realizará todo o procedimento.