A Câmara de Vereadores de Palmitinho aprovou, por meio de resolução legislativa, a criação da Comenda Suíno de Ouro, que será concedida anualmente a três pessoas físicas ou jurídicas que tenham atuação comprovada no desenvolvimento, na valorização ou na inovação da suinocultura dentro do território do município.
Como será a comenda?
A honraria será representada por um troféu com a imagem de um suíno, confeccionado em madeira, metal ou resina, contendo placa metálica dourada com o brasão da Câmara e a identificação nominal do homenageado. A entrega será realizada nesse sábado, 10, às 20h30min, durante a 20ª Leitão Fest, evento promovido pela Associação dos Suinocultores de Palmitinho (Aspal), que abrirá a programação dos 59 anos do município. Haverá as presenças dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop).
Aprovado na Câmara
Conforme o texto da Resolução nº 02/2025, cada vereador poderá apresentar uma indicação por ano, até o último dia de fevereiro, com justificativa embasada nos critérios técnicos definidos pelo projeto. A seleção dos agraciados será feita pelos parlamentares na primeira sessão ordinária do mês de março, e os nomes escolhidos deverão ser aprovados por meio de decreto legislativo em sessão ordinária.
Primeira edição neste sábado
Na primeira edição da homenagem, prevista para este mês de maio, os indicados foram definidos pela Mesa Diretora da Casa. Receberão a comenda, em 2025: representantes da família de Darci Antônio Mariotti (in memoriam), Sady José Acadrolli, além da empresa JBS - Agropecuária Seberi.