Publicidade
Região
Homenagens marcam os 100 anos de Darcisa Bottezini de Bona
Programação seguiu nessa sexta-feira, 9, dia de seu aniversário, com o plantio simbólico de árvores frutíferas que foi denominado "Pomar da Dona Darcisa"
Por: Diego Macagnan
Publicado em: sexta, 09 de maio de 2025 às 14:37h
Atualizado em: sexta, 09 de maio de 2025 às 14:42h

A comunidade de Taquaruçu do Sul realiza nesta semana uma série de atividades públicas e familiares em homenagem aos 100 anos de Darcisa Bottezini de Bona, completados na sexta-feira, 9, mesma data em que o município celebra seus 37 anos de emancipação político-administrativa. A programação envolve cerimônias oficiais, celebrações religiosas, confraternizações e encontros familiares, com eventos tanto no interior do município quanto em Frederico Westphalen.

Publicidade

As homenagens iniciaram na quinta-feira, 8, com uma confraternização do Grupo da Terceira Idade, realizada no Centro de Convivência de Taquaruçu do Sul. No dia seguinte, as celebrações ocorreram na residência da centenária, localizada na Linha Cerro Alto, onde familiares realizaram o plantio simbólico de árvores frutíferas, criando o que foi denominado "Pomar da Dona Darcisa". O ato foi seguido de um almoço coletivo com a presença de parentes, vizinhos e convidados. Durante a tarde, foram realizadas novas homenagens, com depoimentos, visitas e momentos de confraternização entre as gerações da família.

A programação continua neste sábado, 10, com uma cerimônia no espaço Senger’s Eventos, em Frederico Westphalen. A recepção está marcada para as 18h, seguida por uma celebração religiosa às 19h. Em seguida, serão prestadas homenagens por filhos, netos, bisnetos e amigos. A noite terá ainda jantar de confraternização, corte do bolo do centenário e apresentações culturais organizadas pelos familiares.

O encerramento das comemorações está previsto para a segunda-feira, 12, às 19 horas, com uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Taquaruçu do Sul. O ato será realizado no Centro da Agricultura Dirceu Sponchiado e conduzido pelo presidente do Legislativo, Claudemir Gambin. A solenidade é aberta ao público e integra o calendário oficial de atividades do município.

Ao falar sobre a celebração, Darcisa Bottezini de Bona destacou a importância da união familiar e da vida vivida com simplicidade e trabalho. “A gente sempre foi uma família unida, graças a Deus e às orações e à boa vivência de cada um”, afirmou. Com nove filhos, 27 netos e 27 bisnetos, ela diz que não há segredo para a longevidade: “Sempre trabalhei, nunca deixei de fazer qualquer serviço que me vinha na frente, com medo de tudo. O trabalho sempre foi a minha vontade de crescer na vida, dando exemplo novo".

Nascida e residente durante toda a vida na localidade de Cerro Alto, interior de Taquaruçu do Sul, Darcisa acompanhou transformações significativas no território que, durante décadas, integrou Palmeira das Missões, antes da criação dos municípios de Frederico Westphalen e Taquaruçu do Sul. Segundo ela, as homenagens a deixam emocionada, mas também fortalecida. “Tenho orgulho da minha família, como todos devem ter, porque eles são maravilhosos para comigo. Todo mundo me ama, me gosta. Então isso me dá vida".

Confira a reportagem especial

Fonte: Jornal O Alto Uruguai