Publicidade
Diálogo
“Queremos contribuir com o desenvolvimento sustentável de cada região do RS”
Presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas participou de reunião-almoço com associados da ADI Multimídia. No encontro, o deputado anunciou que levará debates sobre crescimento sustentável para todas as regiões do estado, no segundo semestre  
Por: Redação
Publicado em: quarta, 07 de maio de 2025 às 18:30h
Atualizado em: quarta, 07 de maio de 2025 às 18:35h

Por Letícia Wacholz (Especial À ADI Multimídia)

Publicidade

 

Crescimento sustentável. A bandeira de gestão do deputado Pepe Vargas (PT) na presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul norteou a reunião-almoço com dirigentes dos veículos que integram a Associação dos Grupos Regionais de Comunicação do Rio Grande do Sul, a ADI Multimídia. O encontro foi realizado na segunda-feira, 5, em Porto Alegre.

Para o presidente do parlamento gaúcho, a retomada do crescimento econômico após as enchentes históricas do ano passado passa, necessariamente, por um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade. No encontro, Pepe Vargas salientou a força dos veículos de imprensa regionais e os impactos destes canais  - jornais impressos,  rádio e plataformas digitais - para as comunidades onde estão inseridos.

Vargas evidenciou os 190 anos do Parlamento gaúcho, completados em abril, e destacou que além do papel fiscalizador e de aprovar as leis do Estado, a Assembleia promove debates em prol do desenvolvimento. “Queremos contribuir com o desenvolvimento sustentável de cada região do Rio Grande do Sul”, frisou.
Exemplo disso é o ciclo de debates que o presidente anunciou que promoverá na capital gaúcha e em municípios do interior do estado ao longo deste ano. “Elegemos o tema crescimento sustentável. Depois de tudo que vivemos com a catástrofe climática, fica evidente que a gente precisa pensar em um processo de desenvolvimento com cuidados. Precisamos fazer esse debate e o Rio Grande precisa crescer, porque nós, nas duas últimas décadas, fomos perdendo participação no PIB nacional”, pontuou. 

Para o parlamentar, é necessário debater e aproveitar as oportunidades que a transição energética abrirá para atrair novos investimentos e também fomentar a pesquisa e a inovação.“Temos a necessidade de promover o desenvolvimento, o crescimento para gerar empregos, renda e o desenvolvimento das regiões, mas precisamos fazer isso cada vez com mais sustentabilidade ambiental e social. Somos um estado grande territorialmente, temos regiões com diversidades, mas temos desigualdades regionais que precisamos superar, então queremos fazer esse debate sobre o desenvolvimento sustentável”, completou.

 

CICLO DE DEBATES

Depois de levar o tema ‘Crescimento Sustentável’ para o Fórum Democrático 2025, evento promovido pela Assembleia no fim de abril, Pepe Vargas adianta que está sendo alinhado, para o dia 26 de maio, um evento com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para abordar a sustentabilidade nos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços. Também serão promovidos eventos sobre sustentabilidade na agricultura e sobre a superação de desigualdades regionais e sociais, todos na capital gaúcha. Já no segundo semestre, entre julho e novembro, serão realizados seminários em cada uma das nove Regiões Funcionais de Planejamento (RFs) do Rio Grande do Sul, que compreendem um agrupamento dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). “Ao fim desse processo iremos produzir um documento de referência que servirá para encaminhar propostas que são prerrogativa exclusiva do Governo do Estado ou que sejam de prerrogativa da União. Já aquilo que estiver dentro da possibilidade legislativa da Assembleia, nós também teremos insumos para elaborar projetos de lei”, antecipou.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da ADI Multimídia
Fotos