Diretamente do estúdio do jornal O Alto Uruguai, instalado no Pavilhão Expofred Agro, na sexta-feira, 2, o bate-papo com a família Von Muhlen revelou uma história de coragem, inovação e amor ao agro. À frente da empresa Sementes e Genética Pampeana, com mais de cinco décadas de atuação, os empresários Raul Von Muhlen e Denise Strobel Von Muhlen, ao lado da filha Ana Von Muhlen, falaram sobre o crescimento do negócio familiar e o papel fundamental da sucessão geracional para o futuro do agronegócio brasileiro.
Fundada sobre as raízes da agricultura familiar, a trajetória da Sementes e Genética Pampeana começou com a produção de grãos no Rio Grande do Sul e ganhou novos contornos em 2001, quando a família decidiu expandir fronteiras e enfrentar os desafios do norte do Maranhão. Lá, diante das condições adversas de solo e clima, surgiu a necessidade de produzir sementes adaptadas e, mais tarde, investir em melhoramento genético — hoje, área em que a empresa se destaca como uma das únicas com gestão 100% familiar no Brasil.
– Tudo começou com a observação de plantas mais resistentes no campo. Selecionávamos manualmente, abríamos linhas e começamos um trabalho rudimentar de genética – relembrou Raul, que iniciou sua vida profissional na contabilidade, mas foi inevitavelmente puxado de volta para o agro, herança da família de pequenos produtores de Panambi.
Ao lado dele, Denise comanda a parte administrativa e reforça o papel das mulheres dentro do negócio. “Nós temos um time feminino forte. Eu, minha irmã, minha mãe — que segue ativa aos 80 anos — e agora a Ana, que chega com formação em Direito e traz uma nova visão para a gestão da empresa – contou, ressaltando que o sucesso da empresa passa pelo equilíbrio entre experiência e inovação.
Ana Von Muhlen, representante da quarta geração, atua como advogada da empresa e já abraça outras frentes administrativas. “É uma honra dar continuidade a essa história construída com tanta garra. Amo o agro e acredito que minha formação pode somar, principalmente nas áreas jurídica e tributária, que são cada vez mais complexas para o setor”, disse a jovem, que se considera "gaúcha de nascimento, maranhense de vivência";
O exemplo da família Von Muhlen se torna ainda mais inspirador ao abordar um dos maiores desafios do campo: a sucessão familiar. “Isso não começa na universidade, começa na infância, quando levamos nossos filhos para a lavoura, ensinamos sobre o trato com os funcionários e mostramos o valor do que fazemos”, pontuou Denise.
A harmonia entre tradição e tecnologia também se manifesta no dia a dia da empresa, que hoje atua em mais de 18 estados. O filho mais novo, envolvido diretamente com o melhoramento genético, representa a renovação do olhar técnico sobre o campo, enquanto os patriarcas mantêm “o olho do agricultor”, essencial para validar cada novo passo.
Raul acredita que o futuro é promissor. “Hoje, com a edição gênica, é possível reescrever o DNA da planta antes mesmo de colocá-la no solo. Em poucos anos, a evolução foi gigantesca — e imagino onde estaremos em mais 10 ou 15 anos”, refletiu com entusiasmo.