Publicidade
Expofred
Fomento e investimento: a engrenagem que movimenta o desenvolvimento local
Podcast do jornal O Alto Uruguai debateu, diretamente do Pavilhão Conexão Expofred Agro, como a união entre crédito e aplicação inteligente de recursos impulsiona a economia regional
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sábado, 03 de maio de 2025 às 15:10h
Atualizado em: sábado, 03 de maio de 2025 às 15:15h

No terceiro dia da Expofred 2025, a jornalista Magarete Ludwig recebeu no estúdio do podcast do jornal O Alto Uruguai, instalado no Pavilhão Conexão Expofred Agro, dois convidados para uma conversa que conectou pilares essenciais do desenvolvimento regional: crédito, investimento e produção. Participaram do bate-papo José Guilherme Schmidt, gerente de Relacionamento de Agronegócios do Banrisul, e João Pedro Smaniotto, engenheiro civil da Braxcon Incorporadora.
A pauta girou em torno da importância da conexão entre fomento e investimento para impulsionar a economia local. Schmidt destacou que o Banrisul está presente em 97% dos municípios gaúchos e atua de forma intensa para atender desde o pequeno produtor rural até grandes empresas, com foco recente em irrigação e correção de solo — áreas essenciais frente às adversidades climáticas que atingem o setor agropecuário.
— Onde há investimento, o Banrisul está junto. O banco tem o DNA do desenvolvimento do Rio Grande do Sul — afirmou.
Schmidt também explicou os esforços do banco para facilitar o acesso ao crédito, especialmente, em programas como o Supera Estiagem, que oferece subsídios para projetos de irrigação. Ele reforçou que o banco atua como facilitador, auxiliando os produtores em todas as etapas do processo burocrático, desde o levantamento de documentos até a interlocução com técnicos e agrônomos.
João Pedro Smaniotto, da Braxcon, reforçou a interdependência entre os setores produtivo e imobiliário. A empresa, com sede em Chapecó, tem apostado no interior do Estado como novo eixo de expansão. Segundo ele, muitos investidores do campo estão destinando recursos para imóveis urbanos, diversificando o patrimônio e gerando renda passiva.

Publicidade

 

 

— O agro movimenta toda a economia. Temos clientes que aplicam parte do retorno da lavoura em imóveis e voltam a investir em novos empreendimentos. É um ciclo — pontuou.
Além de opções em apartamentos e estúdios, a incorporadora aposta na valorização de terrenos, especialmente para famílias que mantêm vínculos com o campo, mas enxergam na cidade uma oportunidade de segurança e crescimento patrimonial.
Ambos os convidados destacaram o papel das instituições como parceiras no desenvolvimento regional, buscando sempre a melhor experiência para o cliente. Ao final, convidaram o público a visitar seus estandes e aproveitar a feira, que segue movimentando a economia e inspirando novos negócios em Frederico Westphalen.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai