Publicidade
Conhecimento
UFSM/FW compartilha conhecimento no Conexão Expofred Agro
Professores, pesquisadores e estudantes marcaram presença com palestras, rodas de conversa e lançamento de livro
Por: Henrique Brocco
Publicado em: sexta, 02 de maio de 2025 às 16:06h
Atualizado em: sexta, 02 de maio de 2025 às 16:08h

A Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), teve participação expressiva nesta quinta-feira (1º) no Pavilhão Conexão Expofred Agro, durante o primeiro dia de programação técnico-científica da Expofred 2025.

Publicidade

A manhã iniciou com o professor e pesquisador Antonio Luiz Santi, que apresentou sua startup “ConnectBIO” e participou de uma roda de conversa sobre “Maquinários, drones e grãos”. Durante o debate, Santi destacou o avanço da tecnologia no campo e a crescente adesão por parte de pequenos produtores da região. “A região está perdendo o medo de usar as tecnologias”, ressaltou o pesquisador.

À tarde, a programação seguiu com a presença do pesquisador Lucas Navarini, egresso da UFSM, que abordou doenças na safra de soja e os impactos na produtividade. Em seguida, o professor Clovis Orlando da Ros apresentou os avanços obtidos em sua pesquisa sobre fertilizantes organominerais, desenvolvida nos laboratórios do campus. Ele se juntou, depois, à professora Gizelli de Paula e aos egressos Lucas Navarini e Éverton Manfio em uma roda de conversa sobre clima, fertilizantes e sustentabilidade, com destaque para os efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña e os desafios da Agenda 2030.

A universidade também lançou a publicação “Plantas de Cobertura e Ambientes Limitantes”, assinada pelos professores Antonio Santi e Alexandre Gazzola Neto. “Gerenciar corretamente as plantas de cobertura torna as lavouras mais rentáveis e mais eficientes também do ponto de vista ambiental”, afirmou Santi durante o lançamento.

Encerrando o dia, a empresa júnior AGR, formada por acadêmicos do curso de Agronomia, apresentou seus serviços e reforçou o objetivo de aproximar universidade e setor produtivo com soluções técnicas acessíveis.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai