Publicidade
Região
Apae de Iraí: há 30 anos fazendo a diferença pelos excepcionais
Aniversário da instituição foi comemorado na última segunda-feira, 23
Por: Daiane Pereira
Publicado em: sexta, 27 de agosto de 2021 às 17:00h
Atualizado em: segunda, 30 de agosto de 2021 às 08:52h

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Iraí, completou 30 anos nesta semana. A instituição iniciou as atividades no município devido a uma alta demanda de famílias que precisavam dos atendimentos. “Nossa história começa em 1991, nós tínhamos algumas mães aqui de Iraí com filhos que necessitavam de atendimento especial, mas elas precisavam se deslocar até Frederico Westphalen, o que muitas vezes nem era possível devido às dificuldades financeiras e de transporte”, explica Vanderléa da Costa Dahmer, diretora da instituição há 10 anos. Foi nesse momento então que algumas autoridades e pessoas da comunidade se mobilizaram e conseguiram uma sala para atendimentos.

Publicidade


Atualmente, a escola está em um local amplo e adequado, com salas adaptadas, espaços para atividades físicas, salas de atendimento à saúde e ao lazer dos alunos. No total, são 37 (na faixa etária mínima de 10 meses e máxima de 53 anos) que frequentam a instituição e 11 profissionais que trabalham na Apae. 

Atividades comemorativas
Para comemorar o aniversário da instituição foram realizadas algumas atividades, que contemplaram também a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, campanha realizada anualmente do dia 21 a 27 de agosto. Neste ano, o tema foi “É tempo de transformar conhecimento em ação”. 


As atividades seguiram todas as regras de combate à Covid-19. “Realizamos uma pequena confraternização com os alunos e algumas autoridades do município – devido à pandemia evitamos aglomerações. Os professores realizaram um exercício de contação de histórias e para finalizar, na quinta-feira, 26, fizemos uma missa de ação de graças, aberta ao público já que o espaço era maior”, finaliza a diretora Vanderléa.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU