Publicidade
Evento
Ampliados espaços da agricultura familiar e do artesanato no parque da Expofred
Setor terá 43 agroindústrias e novidades como flores e artesanato, com participação gratuita viabilizada por programa estadual e patrocínio da SDR
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 25 de abril de 2025 às 12:00h
Atualizado em: sexta, 25 de abril de 2025 às 12:05h

A agricultura familiar terá lugar de destaque na Expofred 2025 com um pavilhão ampliado e diversificado, organizado pelo Escritório da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Neste ano, serão 43 espaços destinados a agroindústrias, um aumento significativo em relação aos 36 da edição anterior. 
Além das agroindústrias, o setor contará com três tendas externas voltadas à floricultura, com flores, orquídeas, temperos e condimentos cultivados por produtores assistidos pela Emater. O artesanato, que anteriormente ocupava outro pavilhão, foi realocado para o antigo salão da Arena Gamer, com 18 espaços — dos quais 11 serão ocupados por agricultores familiares e o restante, por artesãos do município.
Toda essa estrutura é patrocinada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que destinará R$ 130 mil à montagem e manutenção dos espaços. O apoio garante participação gratuita aos expositores por meio do Programa Estadual da Agricultura Familiar, que recentemente ampliou sua abrangência para incluir, além das agroindústrias, produtores de flores e artesanato.
Diversidade
De acordo com o engenheiro agrônomo Mateus Stefanello, da Emater, a diversidade de produtos promete atrair um público expressivo. “Na agroindústria, teremos embutidos, laticínios, sucos, vinhos, cachaças, panificados, conservas e produtos desidratados. É o setor que mais vende na feira e, com o aumento de espaços, esperamos um volume ainda maior de comercialização”, destacou.
Dos 43 empreendimentos confirmados na agroindústria, 35 são da região de abrangência do Escritório Regional da Emater de FW, que compreende 42 municípios. Os demais vêm de outras partes do Estado, reforçando a representatividade e a força da agricultura familiar gaúcha.
O setor do artesanato também promete encantar os visitantes com peças em tecido, palha, madeira e outros materiais, representando a criatividade e o talento dos produtores locais e regionais.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai