Na tarde desta quinta-feira, 24, foi lançada oficialmente a Medida Protetiva Online, uma ferramenta digital desenvolvida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul e pela PROCERGS. A medida permite que as mulheres em situação de violência doméstica solicitem proteção pela internet, de forma rápida e segura.
A ferramenta já está disponível no site da Delegacia Online. Para solicitar a medida protetiva, basta registrar uma ocorrência na Delegacia de Polícia Online da Mulher RS. O Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, destacou que a medida visa combater a subnotificação dos casos de violência doméstica e promover maior acessibilidade para as vítimas.
O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, ressaltou que a medida facilita o registro de ocorrências sem a necessidade de comparecimento pessoal à delegacia, algo que, segundo ele, dificulta o processo devido ao medo das vítimas.
Entre as solicitações possíveis estão o afastamento do agressor do lar, a proibição de contato e a suspensão das visitas a menores. Para usar a ferramenta, é necessário ter uma conta no GOV.BR, garantindo maior segurança e agilidade no atendimento.
Além da Medida Protetiva Online, o Chefe de Polícia anunciou outras três ações no combate à violência doméstica, como operações para captura de agressores e acompanhamento dos mesmos após o registro de ocorrências.