Publicidade
Dívidas
Inadimplência bate recorde entre MEIs no RS
Sebrae RS alerta empreendedores gaúchos sobre os riscos de inscrição em Dívida Ativa junto à Receita Federal (RF)
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: sexta, 27 de agosto de 2021 às 13:36h
Atualizado em: sexta, 27 de agosto de 2021 às 16:53h

Recentemente, o Rio Grande do Sul registrou grande crescimento no número de registros de Microempreendedores Individuais (MEIs), chegando a 754.961 ao todo. Porém, o que também cresceu, de forma recorde, foi a inadimplência no setor. Segundo levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebreae), com dados da Receita Federal, em maio deste ano, de cada três microempreendedores, dois estavam inadimplentes, chegando a 62,10% do total.

Publicidade


O número é o mais alto de 2021, à frente dos 58,69% de março e os recentes 56,33% registrados em abril. Do total de ativos, apenas 37,90% estavam em dia com seus débitos. Segundo o Sebrae, os dados revelam um risco para os empreendedores, que têm até a próxima terça-feira, 31, para regularizar suas dívidas referentes a impostos na Receita Federal. 


Aqueles que não tiverem sua situação normalizada até a data terão suas dívidas encaminhadas para inscrição em Dívida Ativa da União a partir do mês de setembro. Além disso, empreendedores inadimplentes poderão ainda sofrer penalizações como perder a qualidade de segurado no INSS e, com isso, deixar de usufruir dos benefícios previdenciários, ter seu CNPJ cancelado, ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios e ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.

Inadimplência em 2021 dos MEIs em Frederico Westphalen
Janeiro - 33,83%
Fevereiro - 28,21%
Março - 51,36%
Abril - 46,52%
Maio - 52,27%
Junho - 21,80%

Fonte: Receita Federal

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Sebrae RS
Vitrine do AU