Foi lançado, na última segunda-feira, 24, o edital para o concurso de soldado do Corpo de Bombeiros do RS. São 400 vagas, sendo 328 disponibilizadas para ampla concorrência, 64 reservadas para pessoas negras, quatro para pessoas trans e quatro para integrantes dos povos indígenas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de abril através do site da banca Fundatec.
Requisitos para inscrição
Para se inscrever, é necessário possuir Ensino Médio completo e idade limite de 25 anos, além de habilitação válida na categoria B. Para candidatos do gênero masculino, a altura mínima é de 1,65m. Já as candidatas do gênero feminino, devem ter ao menos 1,60m de altura. Outros requisitos estão previstos no capítulo 2, item 2 do edital.
Fases de avaliação
A primeira fase do processo seletivo será o exame intelectual, previsto para o dia 22 de junho, que contará com oitenta questões objetivas (15 de língua portuguesa, 10 de matemática e raciocínio lógico, 10 de ciências naturais, 10 de conhecimentos gerais, 15 de conhecimentos específicos, 15 de legislação específica e cinco de informática).
Após, em datas ainda indefinidas, os candidatos classificados serão submetidos a exames de saúde, capacitação física e psicológico. O exame de capacitação física consistirá nos seguintes exercícios: flexões de barra, flexões abdominais, corrida, subida na corda, natação e simulação de resgate.
Remuneração
O salário inicial do cargo de soldado é de R$ 5.944,85 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Exceto no período em que estiver no Curso Básico de Formação Bombeiro Militar, no qual a jornada será de acordo com o Currículo de Ensino e Regimento Interno das Escolas.
O concurso tem validade de dois anos, podendo ser renovado, uma vez, pelo mesmo período.