Publicidade
Rural
Empreendedorismo familiar impulsiona agronegócio em Palmitinho
Conheça a história de Benhur Dailor Barth, que investe em empresas de assistência técnica, transportes, agropecuária e na produção de suínos e aves
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: terça, 27 de abril de 2021 às 08:52h
Atualizado em: terça, 27 de abril de 2021 às 08:56h

Formado em Agronomia e com mestrado na área, o empresário Benhur Dailor Barth, de Palmitinho, desde muito jovem voltou suas ações ao ramo do agronegócio. Inicialmente, a opção foi abrir uma empresa de assistência técnica e também uma agropecuária. Concomitante a isso, atuou como professor de escola agrotécnica e teve breve experiência na área pública.

Publicidade
Publicidade

Mais tarde, no ano 2004, Barth, em parceria com o empresário e ex-prefeito de Palmitinho, Luiz Carlos Panosso (in memoriam), continuou empreendendo e decidiu instalar uma granja de aves na linha Boa Vista. Depois, a ideia foi expandir os negócios e a opção foi construir uma granja de suínos na linha Alto Castelinho, em Frederico Westphalen. “Este negócio foi um grande desafio, pois, na época, não tínhamos recursos para investir e o Sicredi nos possibilitou a construção deste sonho. Desde então, nossa parceria com a cooperativa foi cada vez mais forte para outros empreendimentos também”, ressalta o empresário.

Atualmente, a família tem em Palmitinho a matriz da agropecuária, a granja de aves e outra de suínos, além da sede da empresa de transportes – que atua na área de frigorificado e transporte de rações e de aves vivas. Em FW, mantém a granja de suínos, e em Pinheirinho do Vale, possui uma filial da agropecuária.

 

Apoio da família no agronegócio

Para conseguir dar conta de todos estes investimentos, Barth sempre conta com o apoio da família – esposa, Teresinha Bonafé Barth, e dos filhos, João Gabriel, 19 anos, Pedro Henrique, 16 anos, e Luiz Felipe, sete anos. “Nossos filhos vieram completar o nosso amor e a felicidade. Educamos eles para que sejam trabalhadores, honestos e façam as coisas certas, sempre pensando em ajudar o próximo. Nesse sentido, para desenvolvê-los ainda mais, o João Gabriel participou do Líder Jovem e o Pedro Henrique do Maratona de Carreira, do Sicredi. Após, percebi neles uma mudança muito grande, especialmente no espírito de liderança e também no trabalho em equipe. Fico muito feliz pelos resultados que já observo nos dois”, ressalta Teresinha.

A parceria com a Sicredi

Há muitos anos, Barth mantém parceria com a cooperativa. Neste contexto, o colaborador, Flávio Luiz Fritzen, elogia a forma de trabalho do associado. “O Benhur conduz suas atividades com muita seriedade, inclusive com o apoio e planejamento da família, todos fazem parte das decisões, isso também inspira outras pessoas a seguirem da maneira como agem nos seus negócios. Com esta forma de atuação, eles crescem cada vez mais”, finaliza Fritzen.

Fonte: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG