Publicidade
Região
Conheça o mecânico aposentado que completou 100 anos neste mês
Ewaldo Elsenbach é morador de Seberi há mais de 70 anos
Por: Daiane Pereira, Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 23 de agosto de 2021 às 17:03h
Atualizado em: segunda, 23 de agosto de 2021 às 17:28h

Chegar aos 100 anos é uma dádiva para poucos, mas chegar nessa idade com tanta saúde, sabedoria e boa memória é uma experiência ainda mais rara. Dentre tantas lembranças dessa trajetória iremos contar um pouco das histórias vividas pelo mecânico Ewaldo Elsenbach, que completou seu centenário neste mês de agosto. Nascido em Panambi, mas morador seberiense há mais de sete décadas, o mecânico foi casado por 67 anos com Hertha Elsenbach (in memoriam), com quem teve três filhas, a Helga, a Hedy e a Silvia, e construíram uma família amorosa e unida. “Por circunstâncias da vida também foi um pai para seus sobrinhos, que sempre o consideraram uma pessoa muito amada. E assim, de repente, viu sua família e responsabilidades aumentadas. Ao todo, eram 10 pessoas para comer, vestir, educar, prestar assistência no que se fizesse necessário. Mas, o pouco era repartido e sempre houve o necessário”, conta a filha Hedy Elsenbach Miotto.
O primeiro emprego de Ewaldo foi aos 18 anos, como aprendiz de mecânico, na Agência Ford, em Panambi, e então ali surgiu a paixão pela mecânica e por carros. O primeiro que ele dirigiu, foi um Ford 1929, e desde então teve vários carros antigos, que hoje foram doados aos familiares, mas jamais caem no esquecimento. Sim, Ewaldo lembra de todos, inclusive de quem comprou e onde está cada um.
Em Seberi, além de mecânico, para sustentar sua família que era grande, ele trabalhou como motorista de “carro de praça”, transportando as pessoas dentro da cidade e fazendo viagens na região. Muitos médicos precisaram dos serviços de Ewaldo, inclusive seu carro serviu até para auxiliar moradores em atos fúnebres. Em sua oficina, que existe até hoje – mais como uma relíquia familiar – foi professor de muitos mecânicos e até dos netos. “O pai sabe cada peça que tem lá na oficina”, conta Helga. 
Outra curiosidade relacionada às suas paixões pelos carros é que Seu Ewaldo renovou sua carteira de motorista aos 95 anos. “Se nós deixássemos ele ainda hoje ia dirigir, mas agora ele é só vai de carona”, revela Silvia Elsenbach Schmidt.

Conteúdo restrito a assinantes
Vitrine do AU