As Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor educacional registraram um avanço significativo em 2024, conforme revelado pelo iRadarPPP, estudo divulgado pela consultoria Radar PPP em 31 de janeiro. O levantamento apontou que o volume de novas iniciativas no segmento cresceu expressivamente, saltando de 9 projetos em 2023 para 92 em 2024, impulsionado por estratégias como os processos de credenciamento promovidos pela Caixa Econômica Federal.
Para Paulo Henrique de Oliveira, Conselheiro de Governança e Inovação e Conselheiro Social, a tendência é que o tema ganhe ainda mais relevância nos próximos anos. "As PPPs em educação já são realidade. Esses projetos, quando bem estruturados, podem ajudar a desafogar as contas públicas sem deixar de prestar um serviço de qualidade para a população. Os novos investimentos incentivados após o chamamento público da Caixa ampliaram essa visão sobre o tema", destaca o especialista.
Apesar do avanço, Paulo alerta para a necessidade de ampliar o enfoque das iniciativas, considerando desafios estruturais da educação brasileira. Ele cita a evasão escolar, o desempenho acadêmico abaixo da média internacional e a defasagem entre as habilidades dos jovens e as demandas do mercado de trabalho como questões urgentes a serem enfrentadas.
"É fundamental que o futuro da educação no Brasil esteja alinhado com as demandas da sociedade contemporânea. Dentro desse contexto, cito as competências socioemocionais como parte essencial desse novo paradigma educacional. Elas, quando desenvolvidas e aplicadas de forma eficaz nas PPPs, podem transformar radicalmente a forma como educamos nossas crianças e jovens", conclui o especialista.