Publicidade
Rural
Tecnologia de aplicação e manejo de pomares é foco de capacitação para extensionistas
Curso foi realizado no dia 18, no município de Planalto
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 23 de agosto de 2021 às 13:46h
Atualizado em: segunda, 23 de agosto de 2021 às 13:53h

Pensando em potencializar as ações de extensão rural desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar na região Norte do Estado, o Escritório Regional de Frederico Westphalen deu início a ações de fomento e qualificação com foco em algumas atividades produtivas importantes para a região. Bovinocultura de leite, defesa sanitária animal, irrigação, secagem e armazenagem, grãos e cereais, entre outros, são atividades destaque e com prioridade nas ações extensionistas e estão elencadas nos focos regionais. A fruticultura também é uma atividade expressiva e de grande importância, por essa razão, uma nova organização do trabalho foi iniciada. No dia 18, uma atividade de capacitação para extensionistas rurais foi realizada no município de Planalto, com foco na tecnologia de aplicação e manejo fitossanitário de pomares. “Teremos várias iniciativas como essa na região, envolvendo outras atividades produtivas, e o foco é a qualificação. A fruticultura, hoje, ganha mais destaque por ser uma atividade em expansão na região. Nosso objetivo é garantir que os produtores que estão iniciando ou já estão na atividade possam agregar ainda mais qualidade na produção, produtividade, geração de renda e qualidade de vida para suas famílias, vivendo no meio rural”, explicou o gerente regional Luciano Schwerz.
 A capacitação realizada em Planalto reuniu extensionistas dos municípios que trabalham com volume maior de atividades relacionadas à fruticultura e que fazem parte do Grupo Técnico (GT) de Fruticultura na região. Na oportunidade, o extensionsista rural da região de Erechim, Jair Antonio Griebler, ministrou a capacitação, abordando orientações quanto à tecnologia de aplicação e manejo fitossanitário de pomares.“Essa é uma das iniciativas que fazem parte desse projeto de qualificação e aumento da profundidade das ações extensionistas. Outras capacitações já estão programadas e destacarão assuntos como manejo da fertilidade do solo, manejo de poda, condução, implantação, qualidade de mudas, entre outros”, completou
Schwerz, sinalizando que essa ação também será ampliada para outras culturas, como é o caso do maracujá, em uma parceria com a Epagri, de Santa catarina. “Várias ações fazem parte desse grande projeto de qualificação, que visa levar aos agricultores mais conhecimento, uma assistência técnica com cada vez mais qualidade, para garantir boa produtividade nas diferentes atividades produtivas desenvolvidas na região”, finalizou o gerente regional.
 

Publicidade
Fonte: Emater/RS-Ascar Regional de Frederico Westphalen
Fotos
Vitrine do AU